POLÊMICA

Deputado pastor da Universal quer proibir banheiros unissex em Goiás

Exceções seriam permitidas em estabelecimentos que comprovassem não ter espaço para instalação de pelo menos dois banheiros

Jeferson Rodrigues (Foto: Hellenn Reis - Assembleia Legislativa)

O deputado estadual Jeferson Rodrigues (Republicanos) apresentou projeto na Assembleia Legislativa para proibir banheiros unissex na rede estadual de ensino, repartições públicas e estabelecimentos acessíveis ao público em geral em Goiás. A matéria deve ser analisada por comissões da casa e só então seguir para o plenário para avaliação dos parlamentares.

Exceções seriam permitidas desde que estabelecimentos não tenham espaço físico suficiente para para instalação de pelo menos dois banheiros.

Jeferson Rodrigues argumenta que a medida não se trata de homofobia, mas preservação e segurança de crianças e mulheres “que são mais vulneráveis aos mais variados tipos de violência e assédio sexual que podem ocorrer nesses locais.

O deputado é pastor licenciado da Igreja Universal.

Goiânia

Projetos semelhantes também tramitam na Câmara Municipal de Goiânia. Vereadores da ala conservadora, como Ronilson Reis (Brasil 35) e Gabriela Rodart (PTB), também usam “proteção às mulheres e privacidade” como argumentos para embasar seus dispositivos.

“Queremos fazer com que o uso de banheiros se limite à característica biológica de cada um e não à identidade de gênero”, chegou a dizer Ronilson, que está licenciado da Câmara.

Em 2016, o Ministério Público Federal pediu à Universidade Federal de Goiás (UFG) que fornecesse informações sobre a sinalização de banheiros masculinos e femininos no campus. Na ocasião, o órgão alegou ter recebido denúncias de que estudantes estariam sinalizando banheiros neutros na instituição.