Política

Deputados estaduais eleitos em Goiás tomam posse nesta terça, na Assembleia

Dos 41 parlamentares eleitos, 22 são novatos. A sessão de posse começa por volta das 14 horas

Eduardo Marques, especial para o Mais Goiás

Deputados estaduais eleitos em outubro de 2022 para a 20° Legislatura tomam posse nesta quarta-feira (1º) em cerimônia no plenário Iris Rezende, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Dos 41 parlamentares eleitos, 22 são novatos. A sessão de posse começa por volta das 14 horas, com a presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Os parlamentares são empossados em uma sessão preparatória, na qual prestam um compromisso de cumprir a Constituição Federal. A sessão é chamada de “preparatória” pois antecede o período Legislativo, que oficialmente começa nesta quinta-feira, 2.

O MDB volta a ter a maior bancada da Casa, o que não acontecia desde 2006, quando elegeu dez parlamentares. Dessa vez, a sigla emedebista elegeu sete deputados.

Recentemente, após recontagem de votos, quatro candidaturas tiveram seus resultados alterados em relação ao quadro de eleitos. Com a mudança, passam a compor a próxima Legislatura da Alego, portanto, George Morais Ferreira (PDT) (38.336 votos) e Fred Rodrigues (DC) (42.784 votos). As candidaturas dos dois estavam sub judice e foram deferidas pela Justiça Eleitoral. Com a alteração, saem da lista de eleitos Thiago Albernaz (MDB) (28.229 votos), e Cristóvão (Patriota) (17.484 votos).

Dos 41 nomes eleitos para a próxima Legislatura, sete já foram prefeitos: Alessandro Moreira (PP), de Alvorada do Norte; Amauri Ribeiro (UB), de Piracanjuba; Antônio Gomide, de Anápolis; Issy Quinan (MDB), de Vianópolis; Lineu Olímpio (MDB), de Jaraguá; Renato de Castro, de Goianésia; e George Morais, de Santa Bárbara de Goiás e Trindade.

Mesa diretora

Já a eleição da Mesa Diretora ocorre logo após a solenidade de posse dos 41 deputados da 20ª Legislatura. O andamento das eleições será coordenado pelo deputado mais votado que, no caso, é Bruno Peixoto (União Brasil), conforme determina o Regimento Interno da Casa.

Vale lembrar que o atual líder do governo conseguiu congregar todos os deputados da casa em torno do seu nome para a presidência da Assembleia. O último que resistia, o ex-vice-governador Lincoln Tejota (UB), cedeu na última semana.

O Mais Goiás mostrou que os nomes do MDB eram os únicos que faltavam para a definição completa dos integrantes da nova mesa diretora. A lista é fruto da composição, considerada inédita, feita por Bruno Peixoto (UB).

Veja como fica a prévia da mesa diretora da Alego:
Presidente: Bruno Peixoto (UB);
1º Vice-presidente: Charles Bento;
2º Vice-presidente: Clecio Alves (Republicanos);
3º Vice-ppresidente: Antônio Gomide (PT);
1º Secretário: Virmondes Cruvinel (UB);
2º Secretário: Júlio Pina (PRTB);
3º Secretário: Amauri Ribeiro (UB);
4º Secretário: Gugu Nader (Agir);
Vice-presidente Corregedor: Cairo Salim (PSD);
2º Vice Presidente Corregedor: Lucas do Vale