Feliz aniversário

Deputados estaduais parabenizam Goiânia pelos 86 anos

Para parlamentar, é possível observar uma melhoria diária na qualidade de vida do cidadão goianiense

Goiânia faz 86 anos nesta quinta-feira e deputados parabenizam capital

Goiânia faz 86 anos nesta quinta-feira (25) e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, possui cerca de 1,5 milhão de habitantes. Além disso, é a sexta maior cidade do Brasil em tamanho. São 256,8 quilômetros quadrados de área urbana. Como outras capitais, o município abriga a Assembleia Legislativa do Estado e muitos dos deputados eleitos a representam.

Virmondes Cruvinel (Cidadania) é um deles. O parlamentar afirma que é uma alegria poder “celebrar essa história consolidada ao longo dos anos”. Apesar disso, ele diz que a cidade merece ser pensada no futuro com mais planejamento e com maior cobrança no posicionamento dos representantes públicos, em especial no que diz respeito a atualização do Plano Diretor. A proposta já tramita na Câmara Municipal.

“Que esse debate seja amplo, que se pense em investimentos em vários segmentos da capital, na geração de empregos. Que traga alternativas tecnológicas para facilitar a prestação de serviço público e que não deixem obras para último ano. Que estas sejam feitas ao longo de todo o mandato.”

Eleições

O parlamentar do Cidadania pode, inclusive, disputar o paço municipal no próximo ano. “Sou movido a desafios e o partido tem incentivado candidaturas em todas as capitais do País. E em Goiânia estamos conversando com pessoas do diretório e incentivando candidaturas de vereadores.”

Adriana Accorsi (PT) é de Itapuranga, mas foi criada em Goiânia. Filha do ex-prefeito Darcy Accorsi, a petista diz amar a capital e tê-la escolhido para constituir uma família. “Minhas filhas nasceram aqui.  Tenho profunda gratidão por Goiânia. Uma cidade de pessoas muito acolhedoras, muito bonita.”

Entre os desejos para a capital, a petista espera que seja possível proteger os direitos dos mais humildes e necessitados. E que Goiânia seja uma cidade que cuida dos moradores. Ela, que também pretende concorrer à Prefeitura do município, diz ter isso como um sonho. “Esse sonho vem com uma série de ideias, sugestões, de quando a gente anda pela sociedade.” E acredita que o próximo gestor deve investir em educação infantil, transporte público e saúde, especialmente na falta de pediatras.

Assembleia por Goiânia

Bruno Peixoto é líder do governo Ronaldo Caiado (DEM) na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e emedebista, como o prefeito Iris Rezende. Para ele, é possível observar uma melhora diária na qualidade de vida do cidadão goianiense, no que tange à gestão pública.

“Viadutos, pavimentação, aumento de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), reformas de Cais”, enumera o deputado. “Mas ainda há muito o que se fazer. Temos que cada dia mais pensar no futuro.”

Questionado sobre como a Alego pode contribuir para a capital, o deputado diz que é por meio da legislação. “Legislando, por exemplo, sobre o transporte coletivo e em relação à divisão do Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coíndice) [entre outras coisas, trata sobre a partilha do ICMS].”

Por fim, o parlamentar celebrou a capital: “Quero parabenizar todo cidadão e cidadã que nasceu e adotou Goiânia. População ordeira e amável que dedica a vida em servir ao próximo e ao crescimento da cidade. Contem com o nosso trabalho para cada dia mais se desenvolver através de leis que tragam benefícios para a capital.”