HISTÓRICO

Desfile de carros de boi na Romaria de Trindade pode virar patrimônio cultural

Projeto sobre o tema tramita na Assembleia Legislativa de Goiás

Desfile de carros de boi na Romaria de Trindade pode virar patrimônio cultural
Desfile de carros de boi na Romaria de Trindade pode virar patrimônio cultural (Foto: Reprodução - Afipe)

O desfile dos carros de boi e cavaleiros e muladeiros da Romaria do Divino Pai Eterno pode se tornar patrimônio histórico e cultural do estado de Goiás. Isto, porque tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um projeto do deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade) neste sentido.

Vale citar, o texto ainda precisa passar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Sendo aprovado, ele depende de duas votações em plenário antes de ir à sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Conforme justificativa de Galindo, o desfile é uma das atrações mais tradicionais e aguardadas da Festa do Divino Pai Eterno, que acontece no fim de junho, em Trindade. “Este desfile é um momento especial dentro da festa, pois representa a força e a tradição do homem do campo, que é tão importante para a região e para o país como um todo. Eles são decorados com flores e fitas coloridas, e são puxados por bois imponentes que seguem em um ritmo cadenciado pelas ruas de Trindade”, narra.

Além disso, ele cita que, além de ser momento de devoção e de conhecimento da cultura e história da região, a festa é uma atividade econômica importante para a cidade. De acordo com ele, que é um dos representantes da cidade na Alego, o desfile, como uma das principais atrações, contribuiu para os moradores apresentarem seus produtos e serviços aos visitantes, gerando empregos e renda para a comunidade.

Saiba mais AQUI.

Romaria

A prefeitura de Trindade divulgou a programação completa da Romaria do Divino Pai Eterno 2023. A agenda inclui shows com grandes nomes da música e celebrações religiosas. O evento acontece entre os dias 23 de junho a 2 de julho no Carreiródromo de Trindade, localizado na Rua Antônio de Souza Aguiar, no Setor Cristina.