Queimadas na Amazônia

DiCaprio e Amazônia viram Trending topics do Twitter após acusação de Bolsonaro

No twitter, os trending topics desta sexta-feira (29) são Amazônia, com 73 mil tuítes, e…

No twitter, os trending topics desta sexta-feira (29) são Amazônia, com 73 mil tuítes, e DiCaprio, com 60,2 mil. As publicações estão relacionadas à afirmação do presidente Bolsonaro. Nesta sexta, acusou o ator Leonardo DiCaprio de financiar entidades brasileiras que causaram incêndios na floresta amazônica. A internet, claro, reagiu com memes.

Entre os que embarcaram no deboche está do deputado psolista, Marcelo Freixo (RJ).

Além do político, diversas outras pessoas compartilharam memes na rede social. Confira:

https://twitter.com/Carlos9688Souza/status/1200530364156010499

Acusação

A acusação de Bolsonaro ao ator foi feita durante uma conversa com um grupo de eleitores, no Palácio do Alvorada, e noticiada pela Folha de S.Paulo. “Agora, o Leonardo DiCaprio é um cara legal, não é? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia”, acrescentou.

No último mês de agosto, DiCaprio afirmou que a Earth Alliance, fundação em que ele é fundador, doaria US$ 5 milhões para um fundo emergencial em apoio a entidades brasileiras que combatem queimadas.

Segundo apontado na matéria, não existe nenhuma prova sobre as acusações. Apesar disso, na quinta-feira (28), antes da fala de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) já tinha dito que Leonardo DiCaprio financiava uma Organização Não Governamental (ONG) que “tocou fogo na Amazônia”.

Inclusive, nesta mesma quinta-feira, foram soltos, por determinação da Justiça do Pará, os quatro brigadistas presos no âmbito da operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará. O Ministério Público Federal entendeu que não existem elementos que indiquem a participação dos detidos nos incêndios criminosos. A operação investiga a origem do fogo que atingiu uma área de proteção ambiental em Alter do Chão, em setembro.