“Diga ao povo que eu fico”, foi a resposta de Vanderlan a Mabel
Senador afirmou que não vai recuar da disputa pela prefeitura da capital e já articula apoios importantes
O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) confirmou que está firme com a pré-candidatura à prefeitura de Goiânia. A firmação foi feita durante conversa, na noite desta terça-feira (02), ao mais novo pré-candidato da base governista, ex-deputado Sandro Mabel (Republicanos). Mabel pediu uma reunião com Vanderlan para tentar dissuadi-lo de disputar a prefeitura e apoiar o próprio Mabel. Recebeu um “não, obrigado”. “Diga ao povo que fico”, afirmou o senador.
Mabel e Vanderlan têm um histórico de longa amizade. Os dois atuaram por décadas no mesmo ramo empresarial e a entrada de Vanderlan para a política, quando foi prefeito em Senador Canedo, foi incentivada pelo próprio Sandro Mabel. No entanto, a tendência é que, nesta eleição, eles caminhem de lados opostos.
“Eu havia conversado com o Sandro antes de tomar a decisão de disputar a prefeitura de Goiânia. Queria saber se havia interesse dele em disputar. Ele me garantiu que não seria candidato de jeito nenhum, e até me incentivou a apresentar meu nome e disputar o cargo. Então foi o que fizemos. Conversamos com diversas lideranças aqui no estado, e também com lideranças nacionais do PSD, como o presidente Gilberto Kassab e senador Otto Alencar, que é líder no Senado, e assim definimos nossa pré-candidatura. Agora já estamos bem avançados nesse projeto e não podemos mais recuar. Além do mais, Goiânia precisa de um gestor que já foi testado e que tenha experiência em administração pública e privada. Não posso fugir desse compromisso”, explicou Vanderlan Cardoso.
A conversa entre Mabel e Vanderlan durou mais de uma hora e aconteceu no escritório político do senador, no setor Sul, em Goiânia. Segundo pessoas próximas ao parlamentar, foi um bate papo muito tranquilo e amistoso. “Os dois são amigos, acima de qualquer coisa”, disse. Não houve nenhum acerto para que um ou outro desista da candidatura, mas saíram de lá com a disposição para uma união no 2º turno. “Outras conversas ainda irão acontecer”, contou o aliado.
Sandro Mabel é o 9º nome apresentado como possível pré-candidato da base do governador Ronaldo Caiado à prefeitura de Goiânia. Até o momento já foram apresentados os nomes de Ana Paula Rezende, Bruno Peixoto, José Vitti, Jânio Darrot, Gustavo Mendanha, Wilder Morais, Zacharias Calil, Silvye Alves e, por fim, Sandro Mabel. A indefinição de um nome consistente para a disputa parte do princípio de que as pesquisas qualitativas têm mostrado que o eleitor goianiense não quer entrar em outra aventura e prefere um candidato que tenha experiência política, para saber articular junto ao legislativo, mas também tenha experiência de gestão pública, como um ex-prefeito, por exemplo. Apenas Jânio Darrot se enquadrou em todos esses quesitos, até o momento, mas como não decolou, não recebeu apoio e retirou seu nome da disputa.
Voltando na reunião entre Vanderlan e Mabel, ficou definido que nada vai mudar. O senador Vanderlan continua como pré-candidato do PSD, e o Sandro vai ser o pré-candidato da base do governador. Atualmente Sandro Mabel está no Republicanos, mesmo partido do seu aliado, prefeito Rogério Cruz, mas o acerto feito com Caiado exige que ele dispute pelo União Brasil. Então Mabel deve se filiar ao partido do governador nos próximos dias.