Disputa pela prefeitura de Itumbiara tem atual prefeito contra deputado
Dione Araújo e Gugu Nader revivem o embate de 2020
A disputa pela prefeitura de Itumbiara, neste ano, tem apenas dois candidatos. O atual prefeito, Dione Araújo (União Brasil), tenta se manter no cargo por mais quatro anos, e o deputado estadual Gugu (Avante) quer retornar ao Paço, mas dessa vez como gestor.
Em 2016, Nader foi eleito vice-prefeito da cidade pelo PSB. À época, o cabeça de chapa era Zé Antônio (PTB), que substituiu Zé Gomes, que morreu após um atentado durante uma carreata, em 28 de setembro. O anúncio ocorreu no dia 29, um dia após a morte do candidato.
Mas em 2020 a dobradinha não se repetiu. Zé Antônio, pelo Republicanos, entrou novamente no páreo, mas terminou quarto, com 16,04% dos votos válidos. Dione da Famóveis, o Dione Araújo, venceu aquele pleito pelo DEM com 33,13%.
Gugu Nader também entrou na disputa. Ele alcançou 27,95% dos votos válidos naquele pleito pelo PSL. Em terceiro ficou Dr. Rogério Rezende (PRTB), com 22,88%.
Uma curiosidade, é que o DEM de Dione e o PSL de Gugu Nader se tornaram uma única legenda, o União Brasil, após fusão em outubro de 2021. A sigla é presidida no Estado pelo governador Ronaldo Caiado.
Enquanto Dione aposta no trabalho à frente da prefeitura para permanecer no cargo, Gugu Nader quer mostrar a atuação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Além disso, ele espera converter parte de seus mais de 21,7 mil votos para o parlamento para este pleito.
Outro ponto é que Itumbiara costuma não reeleger prefeitos. Nos últimos três pleitos, por exemplo, foram eleitos: Chico Bala (2012), Zé Antônio (2016) e Dione Araújo (2020).
Força
O atual prefeito conseguiu montar uma coligação robusta para tentar se manter na cadeira do Executivo. Além do União Brasil, Dione reuniu MDB, Republicanos, PL, PSD, PDT e PP. Já Gugu Nader, somou seu partido, o Avante, com PRD, DC, PSB, Solidariedade e a federação PSDB/Cidadania.