Eleição em Jataí testa força de prefeito em busca do sexto mandato
Humberto Machado tem como adversário seu atual vice-prefeito, Geneilton Assis
O prefeito de Jataí, Humberto Machado (MDB), tenta a reeleição para chegar ao seu sexto mandato nas eleições deste ano. Caberá ao eleitor analisar se o emedebista merece mais quatro anos à frente do município.
Levantamento do Goiás Pesquisas, encomendado pelo Mais Goiás, no começo de setembro, mostra favoritismo do gestor. Machado reuniu em sua coligação, além do MDB e o apoio do vice-governador Daniel Vilela (MDB), PP, PDT, Podemos, PSD, Avante e o União Brasil do governador Ronaldo Caiado.
Na vice, ele escolheu Evandro Vilela, do União Brasil. Vale citar, Machado precisou trocar o companheiro de chapa eleito em 2020, que hoje é seu adversário.
De fato, ele tem pela frente o atual vice-prefeito, o candidato Geneilton Assis (PL). Trata-se do nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na cidade e também conta com o apoio do senador Wilder Morais, presidente estadual da sigla. Na aliança, ele reuniu o Republicanos, PRD e a federação PSDB/Cidadania – além do Partido Liberal.
Do outro espectro, Soraia Rodrigues é postulante ao Paço pelo PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sem coligação, ela conta apenas com as legendas da federação: PCdoB e PV, além do Partido dos Trabalhadores.
Ainda sobre o levantamento do Mais Goiás, a candidata está mais distante dos dois primeiros colocados. Machado, inclusive, deve apostar na experiência e familiaridade dos eleitores.
Trajetória de Machado
O prefeito Humberto Machado começou sua história em Jataí em 1996, quando venceu seu primeiro pleito. Em 2000, foi reeleito, retornando ao comando da prefeitura em 2008 e sendo confirmado nas urnas em 2012 para mais quatro anos de mandato.
Após um hiato fora da gestão, retornou em 2020 e busca agora confirmar o sexto mandato. Geneilton, eleito vice dele na quinta eleição à prefeitura, disse em entrevistas que não planejava continuar na política, que retornou por “clamor popular”.