ELEIÇÃO NO INTERIOR

Eleição em Valparaíso opõe grupos de Pábio Mossoró e Lêda Borges

Marcus Vinícius e Zé Antônio disputam o páreo contra Maria Yvelônia, Professora Lucimar e Wesley Pacheco

Eleição em Valparaíso opõe grupos de Pábio Mossoró e Leda Borges (Fotos: Divulgação)

A eleição em Valparaíso de Goiás, na região metropolitana do entorno do Distrito Federal, opõe os grupos do atual prefeito, Pábio Mossoró (MDB), e da ex-prefeita, Lêda Borges (PSDB), neste ano. De um lado, Marcus Vinícius (MDB); do outro, Zé Antônio (PL).

Em 2012, Marcus Vinícius foi eleito vereador pelo PT. Já Zé Antônio se elegeu vereador em 2020 e 2016 pelo MDB e pelo PTdoB em 2012.

Apesar de filiado ao PL, Zé Antônio não é o candidato Jair Bolsonaro (PL) na cidade. Do outro lado, Pábio Mossoró tem feito publicações ao lado do ex-presidente, o que também não significa o apoio do político.

Já o nome escolhido pelo ex-presidente é de Maria Yvelônia, do Solidariedade, que foi secretária nacional de assistência social do governo do capital e é próxima à ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Em setembro, inclusive, Bolsonaro e esposa estiveram em carreata da candidata, na cidade.

Tanto ela quanto Zé Antônio estariam perto nas pesquisas, mas atrás de Marcus Vinícius, que seria o favorito. Além deles, também concorrem: Professora Lucimar (PT) e Wesley Pacheco (Novo).

Eleições

Pábio Mossoró foi eleito pelo PSDB de Lêda Borges, em 2016, com 51,76% dos votos válidos. Em 2020, já afastado da hoje deputada federal, venceu com 51,40% dos eleitores. À época, a tucana, que também já geriu a cidade, ficou em segundo lugar, com 36,14%.

Neste ano, Pábio e Lêda revivem o embate de 2020. Neste domingo (6), o atual prefeito pode chegar ao terceiro triunfo com Marcus, o que significaria a segunda derrota da tucana, que chegou a ser ventilada como pré-candidata na cidade.

Alianças

Marcus Vinícius conseguiu reunir dez partidos na aliança. Junto com o MDB, PP, Agir, União Brasil, Avante, PSD, PRTB, Podemos, PDT e DC. A coligação junto o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB).

Já Zé Antônio junta PL, Republicanos, Mobiliza e federação que reúne Cidadania e PSDB. Maria Yvelônia, PMB, além do Solidariedade, enquanto a Professora Lucimar, PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede. Wesley disputa em chapa pura do Novo.