Dra. Cristiane Pina propõe solução integrada para crise hídrica em Senador Canedo
A iniciativa visa promover gestão sustentável em parceria com o Governo de Goiás e as cidades da região metropolitana
Problema crônico de Senador Canedo, a crise hídrica latente no município é sempre assunto entre os postulantes a Prefeitura do município e alvo de questionamentos por eleitores. Em seu plano de governo, a dra. Cristiane Pina (Solidariedade), apresentou uma proposta abrangente para enfrentar os problemas de falta de água no município.
A iniciativa visa promover a gestão sustentável dos recursos hídricos por meio de uma atuação conjunta entre o governo municipal, estadual e os municípios vizinhos que constituem a Região Metropolitana de Goiânia.
“Dados dos Ministérios das Cidades, do Governo Federal, apontam que Senador Canedo é uma das cidades que mais desperdiçam água. Cerca de 53% da água tratada se perde no caminho e não chega nas casas das pessoas. Isso precisa acabar e vamos resolver esse problema”, destaca Cristiane Pina.
Entre as ações previstas, destaca-se a atualização do Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos, que será desenvolvido em parceria com o Governo do Estado de Goiás. Essa medida busca equilibrar o uso sustentável dos recursos hídricos com o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.
A proposta também contempla o fortalecimento dos órgãos responsáveis pela gestão da água, além de intensificar a fiscalização e o controle sobre o uso dos recursos. Cristiane também deseja “criar programa com a coordenação da SANESC e a participação dos moradores, para controle de qualidade da água servida por meio de poços existentes nos condomínios”.
Outra ação importante é a recuperação e preservação de nascentes e mananciais de Senador Canedo, bem como o mapeamento e gestão de águas subterrâneas. A proposta ainda prevê um amplo processo de educação ambiental para conscientizar a população sobre o uso responsável da água, visando garantir a qualidade e a quantidade dos recursos hídricos no município