Dra. Cristina será relatora de revisão do Plano Diretor na CCJ
Parlamentar foi escolhida pelos nove vereadores que compõem a CCJ. Segundo ela, audiências serão abertas com diversas esferas da cidade e relatório final já deve ser entregue na próxima quarta (11)
A vereadora Dra. Cristina (PSDB) foi escolhida, nesta terça-feria (3), como a relatora de revisão do Projeto de Lei Complementar (PLC) 2019/23 que dispõe do Plano Diretor de Goiânia na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A parlamentar foi designada pelos noves vereadores – dois a mais após alteração do regimento interno – que compõem a comissão.
A parlamentar destacou que durante essa avaliação serão feitas audiências com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Lojas Maçônicas e em bairros de diversas regiões de Goiânia. Segundo ela, o relatório final já deverá ser entregue na próxima quarta-feira (11).
“O projeto chegou hoje ao meu gabinete, mas já está em análise por mim e minha equipe desde que foi entregue à Câmara. Há pontos que necessitam uma atenção maior, como a expansão urbana. Somos contra a construção de moradias muito afastadas, em regiões sem infraestrutura para a população. É uma questão complexa e teremos o auxílio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo para analisar cada caso”, explica Cristina.
Um dos pontos que deverão ganhar destaque na revisão do plano é a criação de Arranjos Produtivos Locais (APLs) em regiões precisas da cidade. De acordo com a parlamentar, se a modalidade for vestuário, a região beneficiada será a da Rua 44. Se caso for agronegócio, será a Avenida Castelo Branco.
O plano também destaca a revitalização do Centro da cidade, principalmente as fechadas de prédios históricos. Outros aspectos levantados serão: sustentabilidade, questões socioambientais, ordenamento territorial, gestão urbana, mobilidade, acessibilidade e transporte.