CARTA

Eduardo Leite diz que apoiará candidatura de Doria ao Planalto

"Se eu quisesse apenas ser candidato a presidente da República, eu teria trocado de partido"

Eduardo Leite diz que apoiará candidatura de Doria ao Planalto (Divulgação-16.nov.21/Assessoria João Doria)

O ex-governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), divulgou carta dizendo que irá apoiar a candidatura do ex-governador de SP, João Doria (PSDB), à presidência. “Se eu quisesse apenas ser candidato a presidente da República, como uma ideia fixa acima de tudo e de todos, eu teria trocado de partido e isso estaria decidido, não importando as consequências”, cita em trecho do documento, que foi divulgado no Twitter pelo tucano.

Ele disse, ainda, que tomou a iniciativa e foi até Doria “para dizer que não faz sentido querer que partidos superem suas diferenças se, dentro do PSDB, não superarmos as nossas”. E ainda: “Disse também que estava disponível para liderar um projeto nacional, se este for o desejo dos partidos do centro democrático, mas se, sobretudo, este for o desejo do PSDB. E que no PSDB, eu e Doria precisamos um do outro para estarmos mais fortes e unidos para enfrentar a campanha mais importante da história recente do país, independentemente do lugar que ele e eu estejamos ocupando no período eleitoral.”

Segundo Leite, Doria não abre mão de ser candidato e ele entende que o colega tem este direito e legitimidade, pois venceu as prévias. “E ele ouviu de mim que não serei eu, que tanto prezo o diálogo democrático, que criarei entrave de qualquer natureza para tirar dele a vontade e o direito que tem. Repito: eu não renunciei para dividir o meu partido, mas para somar onde mais posso ajudar o meu estado e o meu país.”

Por fim, o ex-governador do RS afirma que o PSDB deverá ter candidato à presidência e que esteve nome, hoje, é João Doria por decisão das prévias – e dele. “Qualquer caminho diferente dependeria de entendimento com o próprio candidato escolhido. Assim, me coloco ao lado do meu partido e desta candidatura, na expectativa de que a união do PSDB contribua com a aguardada unificação dos atores políticos do centro daqui até a eleição de outubro”, concluiu.

(Foto: Reprodução – Twitter)

Pesquisa mostra Leite melhor que Doria

Vale citar, pesquisa da Exame/Ideia, de quinta-feira (21), mostra que um cenário com Eduardo Leite seria mais favorável ao PSDB do que com João Doria. Enquanto o ex-governador de SP marca 3%, Leite pontua 4%.

“Não sou pré-candidato, mas pesquisa divulgada ontem nos coloca à frente de candidaturas postas. Agradeço aos brasileiros que nos enxergam como uma alternativa à polarização. Darei minha contribuição, onde for, para ajudar o país a retomar serenidade e equilíbrio”, comentou Eduardo Leite no Twitter.

Confira os demais números da pesquisa AQUI.