Festa da democracia

Eleição começa com poucas filas nas escolas da capital e sem sujeira de santinhos

Primeira hora de votação em alguns colégios de Goiânia foi tranquila

Minutos antes das 8 horas deste domingo (30), quando foi iniciada a votação do segundo turno em Goiânia, o Mais Goiás visitou a porta de algumas escolas que servem de zonas e sessões eleitorais na manhã de hoje. Um desses locais com espera tranquila para a abertura dos portões e início da eleição era o Colégio Lyceu de Goiânia, na Rua 21, que tinha poucas pessoas que aguardavam na escadaria da entrada da unidade.

Na porta do Colégio Prevest, na Avenida T-13, Setor Bela Vista, quatro pessoas conversavam em frente à escola enquanto esperavam a hora de votar, pouco antes das 8 horas deste domingo. No mesmo bairro, ninguém foi aguardar o início da votação na Escola Municipal Itamar Martins Ferreira, na Rua T-65, que registrou longa fila antes do início da eleição no dia 2 de outubro, no primeiro turno.

Com expectativa de que a sujeira com santinhos e materiais de campanha seria a mesma do primeiro turno, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) deixou dois garis de prontidão na porta do Colégio Estadual Pedro Xavier Teixeira, na Rua 1.027, do Setor Pedro Ludovico, para garantir a limpeza da entrada do local de votação. Mas não havia qualquer sinal de lixo eleitoral na porta da escola na manhã de hoje.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), que deixou 300 urnas de reserva para qualquer problema que vier a ocorrer na capital, espera que a apuração termine por volta das 19h30 deste domingo, quando os goianienses e anapolinos deverão conhecer seus novos prefeitos.

De acordo com o chefe das seções de sistemas eleitorais do TRE-GO, Patrício Rios, a expectativa é que as 7.247 urnas da capital e as 739 em Anápolis funcionem normalmente, com tempo médio de 30 a 40 segundos de votação para cada eleitor, contado o tempo da leitura da biometria.