Datafolha

Eleitores de Bolsonaro que se arrependeram podem ir para Lula, diz pesquisa

Segundo pesquisa Datafolha, a confiança entre os eleitores de Bolsonaro (sem partido) caiu e, com…

Segundo pesquisa Datafolha, a confiança entre os eleitores de Bolsonaro (sem partido) caiu e, com isso, esses “arrependidos” podem migrar para o ex-presidente Lula em 2022. Dos eleitores do presidente de 2018, 23% votariam no petista em um eventual segundo turno; 65% repetiriam o voto em Bolsonaro; e 12% iriam em branco ou nulo neste cenário.

O levantamento aponta que, entre aqueles que votaram em Jair Bolsonaro em 2018, 25% nunca confiam no que ele diz. Outros 34% sempre confiam e 40% às vezes confiam. Ainda conforme os dados, 24% do eleitorado original do presidente defende que o Congresso avalia o processo de impeachment.

Apesar de ainda ser um número pequeno diante do total dos favoráveis ao impeachment – 56% segundo a pesquisa –, os dados mostram que existe uma quantidade sólida de arrependidos.

Outros números da pesquisa

A Datafolha revelou, ainda, que 53% dos entrevistados avaliam o governo como ruim ou péssimo. Entre os eleitores, esse índice é de 22%. Ainda sobre aqueles que votaram no presidente, 46% diz que o atual governo é ótimo ou bom.

A pesquisa realizou 3667 entrevistas em 190 cidades de todo o Brasil. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento ocorreu entre 13 e 15 de setembro.