ELEIÇÕES 2024

Elias Vaz defende diálogo com partidos de centro e lembra: “União Brasil participa do governo Lula”

Ex-deputado defende composição para minimizar candidatos da ultradireita

Elias Vaz defende diálogo com partidos de centro e lembra: “União Brasil participa do governo Lula” (Foto: PSB)

O ex-deputado federal e presidente do PSB em Goiás, Elias Vaz, vem defendendo que os partidos de esquerda ultrapassem suas bolhas e dialoguem com legendas que fazem parte do “centro democrático”. O intuito é prospectar candidaturas competitivas nas eleições 2024 que minimizem candidatos que se colocam na “ultradireita’. Nesse sentido, há espaços para conversas com o União Brasil, do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), relata ao Mais Goiás.

“A gente precisa entender que estamos em um momento delicado da política brasileira e mundial, onde há um crescimento de uma posição de ultradireita, que achamos ser uma posição nefasta. Ela é nefasta porque destrói a democracia e o diálogo, inclusive com divergentes”, pondera ao ser questionado sobre quais os caminhos do PSB para as eleições em 2024. 

“O PSB entende que é preciso colocar uma lógica de construção de candidaturas em Goiás no campo democrático. Não só no campo da esquerda mas também nos partidos que tem a defesa da democracia”, postulou. “Isso é fundamental e esse cenário nos coloca a uma situação que podemos ampliar com outros partidos, além da esquerda e ver qual o melhor nome para evitar que a ultradireita ganhe em qualquer cidade de Goiás”, relatou.

Entre os partidos que têm potencial para romper a bolha esquerdista, está o diálogo com o MDB, que hoje está aliançado com o União Brasil, do governador Ronaldo Caiado. Nesse sentido, Elias pondera que não seria algo de outro mundo, se os caminhos levassem a uma aliança nesse sentido. 

E deixa aberta a possibilidade. “O União Brasil também participa do Governo. Se for olhar para o cenário nacional  é possível discutir. O que queremos é compromisso com a democracia. Os partidos que tiverem compromisso com a democracia é importante abrir diálogo. Para mim, não há um veto com relação a isso.”, relata.

Sem citar nomes, Elias Vaz diz que há nomes que estão aí e é preciso colocar a mesa para avaliar qual o melhor. “É preciso discutir e sentar todo mundo que tem esse pensamento e sentimento e ver qual o melhor nome. Aqui, a esquerda, o centro, em Goiânia tem nomes colocados… É preciso dialogar e ter o empreendimento e quais os caminhos”, destaca.

Existe, dentro do seu partido, há quem até defenda a participação do PSB na gestão do governador Ronaldo Caiado. “Neste momento, não temos esse diálogo formal. Dentro do partido tem gente que defende isso, tem gente que é contra.”, salienta.