GOIÂNIA E REGIÃO METROPOLITANA

Em aproximação, Caiado e Cruz têm encontro para discutir transporte coletivo

Reunião tem como tema a crise financeira do transporte público diante da pandemia de coronavírus. Entretanto, encontro simboliza mais um gesto de aliança entre os gestores

Rogério Cruz e Ronaldo Caiado (Fotos: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

A aproximação entre o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), poderá ter um novo passo nesta sexta-feira (22). Os chefes do Executivo estadual e municipal se encontram para reunião no Palácio das Esmeraldas às 15h. O tema do encontro é o transporte coletivo da capital. No entanto, a ida do partido do prefeito para composição com o governo estadual vem sendo debatida nas últimas semanas.

O Republicanos é visto, a partir da efetivação de Rogério Cruz como prefeito de Goiânia, como um novo player para o fortalecimento da base caiadista, sobretudo com vistas as eleições de 2022. Nas próximas semanas, o governador deve realizar mudanças no secretariado e o partido que assumiu o paço deve indicar um nome para compor esse plano.

Transporte

A questão do transporte tem relação com o pagamento da parte que cabe à prefeitura sobre o auxílio emergencial às empresas proposto em decorrência da crise causada pela pandemia de covid-19 ainda no ano passado. A gestão do ex-prefeito Iris Rezende (MDB) havia judicializado a questão e não fez os aportes em 2020. A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), órgão vinculado à prefeitura, já se manifestou em prol do pagamento do acordo, mas com revisão do valor.

Outro ponto é que a prefeitura quer a redistribuição da participação dos 16 municípios da Região Metropolitana na partilha dos custos do transporte coletivo. O presidente da CMTC, Murilo Ulhoa, que participa da reunião desta sexta, já declarou que uma das ideias é diferenciar a forma como são tratadas as viagens, já que alguns municípios fazem transporte intermunicipal, como é o caso de Bela Vista de Goiás.