Balanço

Em Goiás, 93 urnas são substituídas neste domingo, diz TRE

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), 22 urnas tiveram problemas e precisaram…

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), 22 urnas tiveram problemas e precisaram ser substituídas até às 15h, deste domingo (7), em Goiânia. No total, foram 93, em Goiás.

O secretário de tecnologia da informação do TRE-GO, Dory Gonzaga Rodrigues, disse que a maior parte dos problemas em urna é relacionado à leitura de digital. Nesse caso houve substituição de urna e em outros casos de travamento. “Quando a urna é trocada a votação continua normal”. Os eleitores que tiverem dúvida ou dificuldade em utilizar a urna devem pedir orientação aos mesários da seção.

Segundo ele, o TRE-GO recebeu diversas mensagens sobre eleitores que tiveram problemas na hora de eleger seus candidatos, mas garantiu que esses erros são do próprio eleitor. “Nós recebemos diversas mensagens, todas são fake news, algumas são erros de procedimento do eleitor que tenta votar o cargo de governador para presidente e acaba anulando o voto automaticamente. Outros votam digitando o número do candidato e já apertando confirma. E como presidente é o último voto a urna já vai para gravação do voto”. Dory recomendou que o eleitor olhe a foto que aparece na urna antes de confirmar.

Segundo ele, não houve nenhuma urna vandalizada. Em Goiás, a adversidade ficou por conta da chuva. Com uma trégua do clima, a situação também foi normalizada.

O secretário negou qualquer possível fraude eleitoral. “Para aquelas que quiseram, podem solicitar uma auditoria na urna, o processo é muito transparente”, disse. Ele disse ainda que o telefone 148 não está conseguindo atender todas as demandas e o site também está instável. “Nós previmos um certo volume de procura, mas ontem mesmo o volume que nós recebemos foi 100 vezes maior do que nas eleições do ano passado”, afirmou.

Votação

Às 17 horas foi o início do encerramento das urnas, mas se houver eleitores no colégio a votação continua até todos os eleitores votarem. O secretário lembra que em qualquer zona eleitoral os eleitores podem justificar o não comparecimento. “Entretanto a justificativa só pode ser feita até às 17 horas”, avisou.