Em nota assinada por Marconi, PSDB pede que Brasil condene ameaça da Venezuela contra Guiana
Tucanos dizem que país vizinho “é uma nação soberana com território consolidado”
Em nota assinada pelo presidente Marconi Perillo, o PSDB nacional cobra manifestação do governo federal sobre a crise Venezuela e Guiana.
“Já passou da hora de o governo brasileiro condenar a ameaça da Venezuela contra o território da Guiana, na nossa fronteira norte. A Guiana é uma nação soberana e seu território está consolidado”.
A nota diz ainda que “a ditadura venezuelana inventou uma disputa territorial que nunca foi sequer cogitada nas últimas décadas pensando apenas em se manter no poder em se apoderar das reservas de petróleo do país vizinho”.
O partido cobra ainda que “o governo brasileiro tem obrigação de comparecer à reunião agendada entre os presidentes de Venezuela e Guiana na próxima quinta-feira e deixar claro, sem meias palavras, que não admitirá uma guerra aqui na América do Sul”.
“Manter relações diplomáticas é diferente de admitir absurdos e contemporizar com guerras e ditaduras, sejam elas de esquerda ou de direita. O PSDB trabalha para que os brasileiros não precisem mais ser reféns desse tipo de política. Nosso partido condena veementemente essa tentativa da ditadura venezuelana de usurpar o território de um país soberano como a Guiana”, finaliza.