Em posse de novo presidente, José Eliton diz que TRE-GO conduzirá com sabedoria processo democrático
O governador José Eliton afirmou, na manhã desta segunda-feira (30/04), que o Tribunal Regional Eleitoral…
O governador José Eliton afirmou, na manhã desta segunda-feira (30/04), que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) conduzirá com a tradicional sabedoria o processo democrático deste ano. Ele participou da cerimônia de posse do novo presidente do TRE-GO, desembargador Carlos Hipólito Escher, que substitui o desembargador Kisleu Dias Maciel Filho. “Que Deus possa te guiar com distinção e sabedoria nesta caminhada”, afirmou José Eliton.
A cerimônia, realizada na sede do TRE-GO, contou com a presença do ex-governador Marconi Perillo, do presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, da senadora Lúcia Vânia, do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), desembargador Gilberto Marques Filho, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva, além de representantes do Ministério Público, da magistratura em geral e da própria corte do TRE-GO.
O desembargador Carlos Hipólito também, na oportunidade, empossou no cargo de vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral o desembargador Zacarias Neves Coelho, que toma posse na vaga da desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo. Os dois foram eleitos em janeiro deste ano e vão conduzir a corte no biênio 2018/2020.
Neste ano, o TRE-GO coordena em todo o estado as eleições majoritárias e proporcionais, oportunidade em que os eleitores goianos escolhem governantes e parlamentares: presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador, deputados federal e estadual.
“Creio no ser humano e no seu dom supremo. Ao rememorar o passado, trago para perto de mim a ética, o direito, a dignidade e a dedicação. No caminho a percorrer, grandes desafios se colocam, mas devemos conduzir com distinção a justiça eleitoral goiana”, afirmou Carlos Escher. Ele também citou os desafios em coibir as Fake News, que “viciam o poder de escolhas”, e exaltou a importância da Lei da Ficha Limpa para o pleito eleitoral deste ano.
“Há desafios anunciados e não somente no momento político social em que vivemos. Um deles, parafraseando o ministro Luiz Fux, é o dilema para a Justiça Eleitoral em realizar um estudo eficaz para impedir que as Fakes News tenham visibilidade”, afirmou Carlos Escher.
Ele ainda falou sobre a dificuldade em barrar as veiculações destas notícias e discorreu sobre a importância em viabilizar cooperação entre órgãos da segurança, do Ministério Público e empresas das plataformas de redes sociais “como Whatsapp, Google e Facebook”.
“O objetivo da Justiça Eleitoral é fazer com que as falsas notícias não se arborem na condição de propaganda eleitoral, viciando, assim, o exercício do direito da escolha”.
Currículo
O novo presidente do TRE-GO nasceu em Jandaia, é formado em Direito e já foi vice-presidente do Tribunal de Justiça no biênio 2013/2014 e compôs o Conselho Superior da Magistratura. Atualmente, é membro da Comissão de Jurisprudência e Documentação, da 4ª Câmara Cível, da 2ª Seção Cível e da Corte Especial.