Em Terezópolis, Marconi assina convênio de R$ 2,3 milhões
Governador afirmou que município vai gerar ainda mais emprego e renda com consolidação do Eixo Goiânia-Brasília
Depois de liderar a Caravana do Goiás na Frente em seis municípios nesta quarta-feira (28), o governador Marconi Perillo encerrou mais um dia da intensa agenda de entrega e anúncio de obras e benefícios pelo interior do Estado em Terezópolis, na Grande Goiânia, onde assinou convênio de R$ 2,3 milhões com a prefeitura e afirmou que priorizará a construção de moradias populares e da rodovia estadual que liga o município a Nerópolis. À plateia de prefeitos, vereadores, empresários e moradores que lotaram a Câmara de Vereadores para receber a Caravana, Marconi lembrou que Terezópolis será um grande polo de geração de emprego e renda com a consolidação do Eixo Econômico Goiânia-Brasília, impulsionada pelos investimentos da administração estadual e pela construção do trem de passageiros entre as duas metrópoles.
“Terezópolis vem crescendo e se desenvolvendo, porque temos governos de parceria. É uma cidade do presente e do futuro. Do presente porque Estado e Prefeitura trabalham em conjunto. Do futuro porque crescerá muito com a consolidação do Eixo Econômico Goiânia-Brasília, que será, num espaço de tempo muito breve, o segundo maior do País, atrás apenas do Eixo Rio-São Paulo”, disse Marconi. “Eu não estou falando de um sonho. Eu estou falando de situações que estão se tornando realidade. Quando eu assumi o terceiro mandato, comecei a trabalhar muito para o Trem Brasília-Goiânia se tornar realidade. Agora, nós já temos o estudo de impacto e de traçado, feito pela União e em breve faremos a licitação. Já temos uma empresa chinesa, uma árabe e outra norte-americana interessadas e tenho certeza de que o trem será realidade”, disse.
O governador disse que, assim como a população, os empresários e as lideranças políticas de Terezópolis, “que lutam para trazer benefícios para o município”, ele também procura sonhar além para planejar para fazer o futuro acontecer. “A gente tem que sonhar. E não é olhar para a outra rua. É olhar para além da montanha. Mas tem de sonhar, planejar e trabalhar. Trabalhar muito e em parceria. Aí, sim, o futuro vem e as coisas acontecem como a gente sonhou”, disse. “Mas não adianta de nada ficar brigando, criando problema. A população não quer que prefeito brigue com governador, que governador brigue com presidente. O povo quer o resultado e o resultado vem com sonho, planejamento, trabalho e parceria”, afirmou Marconi, fortemente aplaudido.
Marconi foi recebido pelo prefeito de Terezópolis, Francisco Alves de Sousa Junior (PSDB), o Juninho, que agradeceu o governador pelo convênio e pela parceria para a construção das moradias no município. Em seu pronunciamento, o prefeito apresentou o documento de escrituração da área destinada à construção das casas e emocionou Marconi ao afirmar que o residencial será batizado de Maria Pires Perillo, mãe do governador. Juninho leu um poema de agradecimento, afirmando que a denominação do residencial é uma homenagem “a todas as mães, a todas as Marias que assim como “a Maria do Marconi” sonham com uma casa para abrigar sua família e educar seus filhos.
O governador agradeceu a homenagem e disse que “toda mãe gosta de ver seu filho homenageado e reconhecido e que o bom filho também se orgulha de ver sua mãe homenageada, especialmente neste caso, uma grande honraria”. Marconi disse que, a partir de agora vai atuar para garantir a contratação das casas pela Caixa e que a Agehab, a Agência Goiana de Habitação, vai complementar os valores dos investimentos para garantir prestações mais baratas para as famílias contempladas. “O crédito outorgado de ICMS que usamos para financiar as casas em parceria barateia muito a parcela. Barateia mesmo. Faz muita diferença para as famílias esse método de financiamento”, disse.
Marconi também afirmou que fará todos os eforços para garantir os recursos para a pavimentação da rodovia estadual GO-466, que interliga Terezópolis a Nerópolis. O governador disse que o projeto para a prearação da licitação já está em andamento na Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop) e que, uma vez definido o custo das obras, vai se reunir com o vice-governador José Eliton, coordenador do Goiás na Frente, o presidente da Agetop, Jayme Rincón e o prefeito Juninho para avaliar as condições de realização da pavimentação da estrada.
Antes do pronunciamento do governador, ele, o vice-governador e o prefeito assinaram a autorização para a liberação dos recursos do convênio do Programa Goiás na Frente. Juninho disse que os recursos serão usados na pavimentação de vias urbanas e que, “graças ao governador Marconi Perillo, Terezópolis será a primeira cidade de Goiás com todas as suas ruas pavimentadas”. “O governador prova o espírito de sua parceria, sempre nos recebendo de braços abertos, atuando de forma republicana. Terzópolis está crescendo graças a essa parceria republicana”, disse Juninho.
Participaram ainda do ato os secretários extraordinários de Esporte, deputado estadual Lucas Calil, e da Habitação, João Gomes, o presidente da Ceasa, Denício Trindade, o deputado estadual Carlos Antônio, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores dos municípios do Entorno da Grande Goiânia. Nesta quinta-feira, Marconi prossegue com a caravana do Goiás na Frente com atividades em Itumbiara, Buriti Alegre, Água Limpa, Rio Quente, Morrinhos e Piracanjuba.