COVID-19

Empresa nega existência de 5 milhões de doses de vacina alegados pela Fieg

O governo já contatou fabricantes para aquisição direta de outros imunizantes, mas levou resposta negativa

Doses foram entregues ao Ministério da Saúde (Foto: Divulgação)

A empresa chinesa Fosun Pharma Internacional Limited respondeu ao governo de Goiás, na quarta-feira (15), negando a existência de 5 milhões de doses de vacinas que estariam disponíveis à pronta entrega, conforme afirmação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel.

Na resposta, a farmacêutica diz ser produtora exclusiva da vacina da Pfizer na Ásia e procura outro parceiro para produção de imunizantes. “Uma vez que tivermos alguma boa oportunidade, avisaremos”, diz a nota da empresa em resposta ao governo.

A Fieg enviou ao governo ofício detalhando proposta para aquisição de 5 milhões de doses da vacina CoronaVac, que estaria na China à pronta entrega. “Em um empenho para cooperar com o Programa Nacional de Imunização, a área internacional da Fieg alçou pesquisa em todo o mundo, com foco nos grandes centros produtores de vacina e encontramo disponibilidade de 5 milhões pela empresa Fosun Pharma (sic)”, disse Mabel à época.

No  dia 25 de março, o governo estadual chegou a fazer a solicitação de 2 milhões de doses, com base nas informações, mas a resposta da empresa negou a existência das vacinas nos moldes apontados por Mabel.

Outras empresas

O governo já contatou fabricantes para aquisição direta das vacinas da Pfizer, Sputinik (via União Química), Janssen, Precisa, Ample Develop, Fio Cruz, Butantan e Fosun Internacional. Nenhuma deu resposta positiva sobre possibilidade de compra direta dos imunizantes.