Não foi dessa vez

Estados Unidos não endossa solicitação do Brasil para fazer parte da OCDE

Washington apoiou ofertas de membros da Argentina e da Romênia para entrada na Organização

Deputado democrata afirma sobre vídeo compartilhado por deputado Eduardo Bolsonaro nas redes sociais: 'Vergonhoso e inaceitável'

Conforme divulgado pelo Notícias Uol, via agência Bloomberg, os Estados Unidos recusaram, nesta quinta-feira (10), a solicitação do Brasil para fazer parte da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Foi informado, ainda, que Washington só apoiou as ofertas de membros da Argentina e da Romênia.

O pedido teria sido rejeitado por Michael Pompeo, secretário de Estado dos EUA. A notícia foi publicizada graças a cópia de uma carta enviada a Angel Gurria, secretário-geral da OCDE, no fim do mês passado.

Trecho do documento diz: “Os EUA continuam a preferir o alargamento a um ritmo lento que leva em consideração a necessidade de pressionar pelo planejamento de governança e sucessão.”

Entrada na OCDE

Vale lembrar que, em março deste ano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PSL), em conferência na Casa Branca, que apoiaria a entrada do Brasil no grupo que, atualmente, conta com 36 nações. O secretário do Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, chegou a reiterar, em julho, o apoio.

O Bloomberg tentou contato com o governo brasileiro, mas não obteve resposta. O presidente, que costuma utilizar as redes sociais para anúncios e comentários, não publicou nada sobre o assunto.

(Com informações do Notícias Uol)