SOB NOVA DIREÇÃO

Ex-comandante da PM assume diretoria na Comurg sob gestão Mabel; cúpula já tem três militares

Gestão do órgão terá dois ex-comandantes da Polícia Militar e um coronel na presidência

Coronel André Henrique vai assumir a diretoria administrativo-financeiro da Comurg (Foto: Divulgação)

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), terá, durante a gestão do prefeito Sandro Mabel (União Brasil), pelo menos três militares em posições-chave na condução do órgão. O coronel André Henrique Avelar de Sousa, ex-comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, foi nomeado para a diretoria Administrativo-Financeira. 

A presidência da Comurg já está sob o comando do coronel Cleber Aparecido Santos, desde o início deste mês. Sua indicação teve as digitais de outra militar: a vice-prefeita Cláudia Lira (Avante) que é tenente-coronel da corporação foi uma das principais responsáveis pela nomeação.

O coronel Ricardo Mendes, inicialmente anunciado para a vice-presidência da Comurg, assumirá a assessoria de assuntos institucionais, após a extinção do cargo de vice. Ricardo também já esteve à frente do comando-geral da Polícia Militar em Goiás em 2018.

André Henrique comandou a Polícia Militar de Goiás entre abril de 2022 e março de 2023 e, na última segunda-feira (13), já participou de reuniões na Companhia. A nomeação de um novo assessor jurídico, o advogado Luciano de Paula Cardoso Queiroz, também foi definida. Ele atuará na área trabalhista patronal.

No começo de sua gestão, Mabel tem buscado promover uma reestruturação na Comurg, com a redução dos cargos na diretoria pela metade. Historicamente, o órgão sempre foi alvo de escândalos e suspeitas de irregularidades. Na gestão do ex-prefeito Rogério Cruz (SD), uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar eventuais desvios chegou a funcionar na Câmara dos Vereadores de Goiânia.

O novo estatuto da Comurg será submetido ao Conselho de Administração, que ainda está sendo definido. Atualmente, há seis diretorias, além de presidência e vice-presidência, mas com as mudanças, serão estabelecidas apenas as diretorias Administrativo-Financeira, Operacional e de Negócios e Inovação.