Ex-reitor da UFG Edward Madureira muda discurso e admite ser candidato
O ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira (sem partido), estuda se candidatar…
O ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira (sem partido), estuda se candidatar em outubro. Ele diz ao Mais Goiás que a decisão ainda está em fase embrionária, mas nos bastidores apontam-se que uma das possibilidades aventadas é para deputado federal.
No ano passado, quando perguntado sobre a possibilidade, Edward Madureira descartou de pronto. No entanto, a maré parece ter virado. Tanto que realiza um evento nacional sobre o assunto, pois alguns ex-reitores de universidades e de institutos federais estão manifestando intenção de participar do pleito eleitoral nesse ano.
“O evento envolve várias pessoas, alguns pré-candidatos e pessoas ligadas à educação e à ciência brasileiras que mesmo não sendo candidatos apoiam a ideia”, diz. Se trata de o 1º Painel Eleições 2022 marcado para a próxima quinta-feira (27) às 19h com transmissão online.
Madureira tem bom trânsito entre os colegas. Tanto que em 2020 foi eleito para compor a diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes), que representa universidades públicas na interlecução com o governo federal.
Volta ao PT?
Edward Madureira se desfiliou do PT em 2018, quando concorreu ao cargo de reitor da UFG. Assim, o leque para filiação está aberto até pelo menos abril, quando termina o prazo para registro de candidatura.
Ele é sondado por algumas siglas e mantém conversa com algumas siglas, inclusive o ex-partido. Mas ainda não bateu o martelo.
Nas eleições de 2014, quando se candidatou a deputado federal, o ex-reitor obteve 58.865 votos, mas não foi eleito.