Exclusivo: “Missão concluída com sucesso”, diz Daniel Vilela sobre viagem à China
Vice-governador desembarca em Goiânia nesta quarta-feira (21) e afirma ter deixado acordos bem encaminhados para que sejam assinados por Caiado
“Missão dada é missão cumprida”, afirma, em tom bem-humorado, o vice-governador Daniel Vilela (MDB). Ele desembarca em Goiânia na noite desta quarta-feira( 21), após 13 dias como chefe de uma comitiva formada por políticos, líderes de entidades de classe e do setor produtivo goiano que foi à China em busca de investimentos com aquele que é o maior parceiro comercial do estado e que contribui, sistematicamente, para que a balança comercial de Goiás seja superavitária.
Ao Mais Goiás, Daniel diz voltar “com sensação de dever cumprido” após sucessivas audiências com executivos e autoridades chinesas – ele foi recebido por governadores e vice-governadores das províncias de Henan, Hebei e Shandong. Garante que deixou todas as conversas muito bem encaminhadas para que em novembro próximo o governador Ronaldo Caiado vá à China assinar acordos e tratados de cooperação.
Um exemplo é a negociação com a YTO, montadora de tratores que vai instalar um parque industrial em Goiás, possivelmente em Aparecida de Goiânia. Outro é a assinatura do tratado de cooperação educacional entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Universidade de Hebei.
Como um dos pontos altos da missão, o vice-governador ressalta a participação na abertura de uma das maiores feiras comerciais daquele país, a “The China Langfang Internacional Economic e Trade Fair”, onde dividiu o palco com o economista Eric Maskin, ganhador de um Prêmio Nobel em 2007, e falou das potencialidades de Goiás para um público formado por empresários, industriais e especialistas em tecnologia e inovação da China, Estados Unidos, Rússia e de países europeus.
A visita técnica a locais estratégicos de Xion’an, que vem sendo construída desde 2017 e já é conhecida mundialmente como a maior “cidade inteligente” também foi destaque no roteiro da comitiva goiana. “Foi uma experiência riquíssima, tivemos acesso a informações sobre tudo que há de mais moderno em infraestrutura urbana, planejamento, cidade digital”, contou Daniel.
Também ao Mais Goiás, Daniel confidencia que houve, durante a viagem, momentos reservados à emoção. Como quando esteve em Hebei, com o governador Wang Zhegpu e lhe entregou a foto da primeira missão de Goiás à China, em agosto de 1993, liderada pelo seu pai, Maguito Vilela, à época vice-governador de Iris Rezende. Foi ali, de fato que tiveram início as relações comerciais e diplomáticas entre o estado e aquele país.