CRISE?

Exoneração de indicações de vereador mostram fragilidade de Jovair Arantes

Rogério Cruz indicou que mudanças podem ser feitas

Rogério Cruz e Jovair Arantes no ato de nomeação do secretário de Governo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

A exoneração das indicações do vereador Léo José (Republicanos) realizadas pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quinta-feira (06) revelam mais do que uma fissura do chefe do executivo com o parlamentar como também a fragilidade que o tio, o secretário de Governo, Jovair Arantes (Republicanos), na articulação política entre parlamentares e Paço Municipal.

Em um só ato, Rogério Cruz exonerou pelo menos 20 indicações que Léo José tinha na administração pública. O vereador votou contrário a alguns projetos do prefeito e também vinha, na visão do republicano, promovendo fogo amigo, direcionados, por exemplo, ao secretário de Finanças, Vinicius Alves Leite.  

O assunto reverbera diretamente em Jovair Arantes. O ex-deputado federal chegou na gestão em meados do segundo semestre prometendo resolver os problemas da articulação política entre prefeito e vereadores, mas de acordo com o entorno de Rogério Cruz, trouxe mais problemas do que soluções. 

Rogério Cruz estaria insatisfeito com Jovair Arantes desde a abertura dos trabalhos da Comissão Especial de Inquérito da Comurg. “Ele não conseguiu resolver aquela crise e permitiu que ela fosse aberta”, salientou um aliado. “Ele parece não ter comprometimento com a gestão. Tem interesses próprios e os coloca à frente para ajudar o prefeito”, destaca.

Em entrevista essa semana, ao Mais Goiás, o prefeito Rogério Cruz chegou a dizer que mudanças no secretariado poderiam ocorrer. O assunto coloca fogo nos bastidores do Paço Municipal pois, de acordo com fontes ouvidas na administração, Jovair pode ter sido um dos alvos da fala do republicano. “Ele já está fragilizado e tem sido escanteado há algum tempo”, pontua.

Com a abertura da CEI, Rogério Cruz tomou para si a responsabilidade da articulação política. A partir dalí promoveu mudanças no secretariado à revelia de Jovair Arantes e já anunciou que para conselhos políticos contratou os serviços do marqueteiro Jorcelino Braga numa tentativa de catapultar sua imagem para chegar competitivo à reeleição em 2024.