“Farol na luta por um mundo melhor”, diz Lula após Mujica anunciar câncer no esôfago
Aos 88 anos, ex-presidente uruguaio comunicou situação em entrevista, nesta segunda
O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, 88 anos, disse à imprensa que está com tumor no esôfago – órgão que conecta a faringe e o estômago. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (29) e motivou a solidariedade de autoridades, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em postagem nas redes sociais, o petista, que é amigo do ex-presidente, afirmou: “Ao irmão Mujica, minha admiração e solidariedade. Você é um farol na luta por um mundo melhor. Sempre estivemos juntos nos momentos bons e nos momentos difíceis. Muito carinho e força, meus e de Janja, para você e Lucía.”
Em conversa com a imprensa, Mujica disse que descobriu o câncer após um check-up médico, na semana passada. Segundo ele, o tratamento ainda não foi definido. Ele citou que tem uma doença imunológica que comprometeria a aplicação de quimioterapia.
“Na sexta-feira passada fui ao Casmo [hospital] fazer um check-up, e resulta que se descobriu que tenho um tumor no esôfago, que é algo obviamente muito complicado, e duplamente complexo, no meu caso, que tenho uma doença imunológica há mais de 20 anos, que me afetou, entre outras coisas, os rins, o que cria óbvias dificuldades para técnicas de quimioterapia ou cirurgia. Tudo isso os médicos estão avaliando, fazendo análise celular para ver como segue essa história”, afirmou.
“Na minha vida, mais de uma vez o ceifador esteve rondando a cama, mas ele continuou a me pastorear. Dessa vez me parece que ele vem com a foice em punho e veremos o que acontece”, disse durante a coletiva e emendou: “Vou continuar militando com meus companheiros, fiel à minha maneira de pensar e entretido com meus legumes, com minhas galinhas.”
Por fim, afirmou querer transmitir “às meninas e aos meninos do nosso país que a vida é bela, mas se desgasta. A questão é recomeçar cada vez que cair e, se houver raiva, transformá-la em esperança. Ninguém é salvo sozinho”.
Mujica foi presidente do Uruguai entre de 2010 a 2015. Nos anos 1970, ele lutou contra a ditadura no Uruguai e atuou como guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros. Ficou preso por 12 anos, entre 1973 a 1985, sendo torturado e trancafiado em solitária. Ganhou notoriedade internacional, principalmente, por seu estilo longe dos luxos típicos da política. Ele vive em uma pequena propriedade rural nos arredores de Motevidéu e dirige um fusca de 1987.