“Festa do Divino é exemplo da cultura religiosa dos goianos para o Brasil”, afirma José Eliton
A missa solene marca o último dia da novena em louvor ao Divino Pai Eterno
Chega ao fim mais uma edição da festa em louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade. E o vice-governador José Eliton esteve presente em missa solene, ocorrida na manhã deste domingo (02), ocasião em que, ao representar o governador Marconi Perillo, ressaltou a importância da manutenção das tradições culturais e religiosas do estado. “É uma das maiores manifestações de fé do mundo, que projeta nosso estado e reafirma a devoção dos fiéis goianos, preservada por meio dos costumes e religiosidade dos romeiros”, disse.
Além de exaltar o empenho de milhares de fiéis, voluntários e colaboradores, que trabalham o ano todo na organização da celebração, que reúne gente de todos os cantos de Goiás e do Brasil, o vice-governador disse, também, da parceria do governo de Goiás, que apoia a realização da festa, que ocorre na única basílica no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. “Entre as ações do estado está o reforço de todo o aparato de segurança, que tem como objetivo garantir a segurança dos romeiros e de todos os devotos que passam por Trindade nos 10 dias de celebração”, pontuou.
Outro ponto de destaque da grande festa religiosa, segundo Eliton, é o incremento na economia da região, com forte aumento principalmente no comércio. “A romaria projeta Goiás como um grande potencial para o turismo religioso, o que gera reflexo positivo para a cidade de Trindade e, consequentemente, para toda a região”, esclareceu.
A festa
Os festejos da romaria do Divino Pai Eterno, que tradicionalmente são encerrados no primeiro final de semana do mês de julho, remonta à descoberta do medalhão, por volta de 1840. Desde então, devotos saem de vários lugares com um destino: o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade.
Durante os 10 dias de festa são realizados cerca de 100 missas e mais de 46 novenas, além de procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões. Mais de 2,5 milhões de pessoas passam pela romaria, além de tantas outras que vão ao santuário durante o restante do ano.
Por meio da romaria há um fortalecimento da própria história goiana e da tradição que tem atingido o país todo. Trindade apresenta, nos âmbitos nacional e internacional, a cultura, religiosidade, atrativos e potencialidades do estado.