Eleições 2018
Focado no eleitorado feminino, Caiado realiza evento para discutir o aumento do feminicídio em Goiás
Focado no eleitorado feminino, o candidato ao governo de Goiás pelo Democratas, Ronaldo Caiado, realiza…
Focado no eleitorado feminino, o candidato ao governo de Goiás pelo Democratas, Ronaldo Caiado, realiza no próximo sábado (15) o “Unidas para Mudar Goiás”. O evento, que será no Clube Jaó, será comandado pela esposa do senador, a advogada Gracinha Caiado. O objetivo do encontro é discutir o aumento do número de feminicídios no estado de Goiás e encontrar soluções e políticas públicas que protejam as mulheres.
Só em Goiânia, o índice de crimes desta natureza registrou um crescimento seis vezes superior se comparado os números do mesmo período de 2017. Na ocasião, Ronaldo Caiado vai expor o que prevê o seu plano de governo especialmente no que se refere a ações protetivas para as mulheres, já que Goiás ocupa o terceiro lugar no ranking de feminicídio do País. O democrata pretende criar mecanismos que resultem em proteção efetiva à mulher.
“A delegacia da mulher tem de ter uma ação conjunta com uma autoridade que fará a ação protetiva. Hoje a mulher faz a queixa e fica por isso mesmo. Precisamos entender que tudo tem uma sequência lógica. Não é apenas a mulher levar a denúncia até a delegacia. É importante, sim. Mas é vital ter uma decisão rápida, com as ações protetivas. Aí teremos resultados significativos contra o feminicídio”, explicou.
Em seu plano de governo, Ronaldo Caiado propõe ainda a criação da Rede Maria da Penha, que irá integrar os Centros Especializados de Atendimento às Mulheres (CEAM’s). Segundo o democrata, a rede contará com espaços especializados ofertando o acolhimento interdisciplinar (social, psicológico, pedagógico e de orientação jurídica) às mulheres em situação de violência de gênero. A ideia é promover e assegurar o fortalecimento da sua autoestima e autonomia, o resgate da cidadania e a prevenção, interrupção e superação das situações de violação de direitos.
Ronaldo Caiado elencou a saúde da mulher como uma de suas principais metas. O senador quer que as regiões mais carentes do Estado possam contar, por exemplo, com mamógrafos para o diagnóstico precoce de casos de câncer de mama. “Nós já temos milhares de mulheres de fila de espera. No Congresso Nacional lutamos para que as mulheres pudessem ter acesso à mamografia no SUS a partir dos 40 anos de idade. Nós vamos implantar essa política em Goiás. Vamos ter unidades de saúde com mamógrafos para atendermos as regiões mais carentes do Estado, dando uma atenção e fazendo um diagnóstico precoce”, disse.