Fórum em Defesa da Democracia faz ato para lembrar 8 de janeiro de 2023 em Goiânia
Evento ocorre às 9h, no Cepal do Setor Sul
O Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania realiza uma manifestação pela democracia na próxima segunda-feira (8), às 9h, no Cepal do Setor Sul, em Goiânia. O ato ocorre um ano após os atos golpistas contra os três Poderes em Brasília.
O evento foi definido na última quarta-feira (3), quando dirigentes e lideranças dos movimentos sindicais e sociais se reuniram para tratar da convocação. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação do Estado de Goiás (Sint-IFESgo), Fernando Mota integra a frente sindical que compõe o fórum. Para ele, é importante reforçar a defesa da democracia nesta data, pois, há um ano, “foi o dia em que houve uma tentativa de um golpe de Estado no nosso País”.
Assim, ele ressalta que é importante comemorar a vitória da democracia. “A resistência da luta no dia 8 é fundamental para a nossa categoria e também para todos os cidadãos do País e, em especial, para os trabalhadores e trabalhadoras da democracia de Goiânia e do Brasil.”
Também ligada ao fórum, a professora Lúcia Rincon, do Centro Popular da Mulher em Goiás e União Brasileira de Mulheres (UBM), afirma que a luta pela democracia no Estado ocorre em cada processo político. Para ela, o evento fortalece o enfrentamento do fascismo que tem crescido no mundo.
O governo federal também realiza, em Brasília, um ato para marcar um ano da depredação das sedes dos Três Poderes por extremistas. Participarão ministros, governadores e representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário.