Goiânia

Fred surpreende, cresce no final e vai ao segundo turno em 1º contra Mabel

Candidato do PL, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, não aparecia em primeiro lugar nas últimas pesquisas

Embora as pesquisas mostrassem que o ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) estava crescendo na reta final da eleição em Goiânia, o que aconteceu neste domingo (6) não estava projetado por praticamente nenhum instituto.

Fred ultrapassou os seus dois principais adversários, Adriana Accorsi (PT) e Sandro Mabel (União Brasil), e vai para o segundo turno na primeira colocação.

Com 85,17% das urnas apuradas, Fred liderava com 31,12%; Mabel tinha 27,51%. Na sequência, apareciam Adriana Accorsi, com 24,49%; Matheus Ribeiro, com 6,82%; Vanderlan Cardoso, com 6,71%; Rogério Cruz, com 3,1%; e Reinaldo Pantaleão, com 0,24%.

Fred é o candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e Mabel é o candidato do governador Ronaldo Caiado. Esses dois padrinhos políticos têm, em comum, o anseio de chegar a 2026 como protagonistas da eleição presidencial e líderes da direita brasileira.

Candidatos de última hora
Tanto Fred, quanto Mabel foram alçados à condição de candidatos perto do fim do período de convenções. Mabel foi escolhido pela base do governador Caiado em razão do seu perfil gerencial, e porque as pesquisas internas mostravam que Goiânia deseja um prefeito que seja bom gestor.

Fred assumiu a cabeça de chapa do PL depois da desistência do deputado federal Gustavo Gayer. A princípio, ele seria o candidato a vice-prefeito.