Frente Parlamentar pela Vacina em Goiânia se reúne com consórcio do Nordeste
Tentativa é de buscar informações sobre aquisição de imunizantes para a capital goiana
A Frente Parlamentar Vacina para Todos, da Câmara Municipal de Goiânia, promove nesta quarta-feira (17), videoconferência para avaliar a situação da pandemia na capital. Entre os pontos a serem debatidos está a atualização sobre a aquisição do imunizante Sputnik V pelo consórcio de governadores de Nordeste. Além disso, o encontro pretende avaliar a viabilidade de reativação da rede de laboratórios da Indústria Química de Goiás (Iquego).
O vereador Mauro Rubem (PT) avalia que a Frente Parlamentar já dá resultados. Para ele, a mobilização do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) em busca de aquisição direta de vacinas já é um bom indicativo do diálogo estabelecido entre o Legislativo e o Paço. “A princípio, ele não tinha essa intenção. O que é compreensível, já o Plano Nacional de Imunização funciona da mesma forma há 40 ou 50 anos, com a condução do governo federal. Agora que foi preciso intervir diante da ingerência da União”, aponta.
Mauro Rubem também aponta que a doação do duodécimo de R$ 5 milhões da Câmara à prefeitura para aquisição das vacinas é outro indicativo de que a busca começou a andar. No entanto, reforça que é preciso ir além. Há a sugestão feita em plenário para destinação de emendas parlamentares para a compra dos imunizantes.
Além disso, o vereador espera a participação de um dos representantes do Consórcio do Nordeste, que adquiriu 37 milhões de doses da Sputnik V. O objetivo é tomar ciência de como anda o processo, que já está há dois meses parado. A expectativa é de que nas próximas horas os contratos sejam fechados.