Fux defende segurança dos jornalistas durante eleições: “Prioridade”
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux disse que a “segurança dos jornalistas…
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux disse que a “segurança dos jornalistas deve ser uma das prioridades durante o período eleitoral”. A fala ocorreu antes da abertura da sessão desta quarta-feira (17).
Na última semana, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – o qual Fux também preside – recebeu dirigentes da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Instituto Palavra Aberta. Na ocasião, eles relataram medidas tomadas depois dos assassinatos do jornalista britânico Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira, em junho.
Segundo eles, os jornalistas têm passado por treinamento de proteção física, judicial e digital. Além disso, aproveitaram para pedir ajuda ao STF para defender o jornalismo por causa do aumento de agressões dos últimos anos.
Fux, então, reforçou nesta quarta o apoio à categoria. Afirmou, ainda, que a corte sempre respeitou e prestigiou o “nobilíssimo trabalho de reportar os fatos e informar a população brasileira”.
Vale citar, segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), os ataques aos profissionais de imprensa em 2021 somaram 430 casos. Em 2020 foram 428. São os maiores números desde que a série histórica começou na década de 1990.