Gilvane Felipe assume superintendência do Iphan em Goiás
Nome foi indicado pela deputada federal petista Adriana Accorsi
Ex-presidente do Cidadania, o historiador Gilvane Felipe vai assumir a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás nas próximas semanas. Ele teve indicação da deputada federal Adriana Accorsi (PT), que é pré-candidata ao Paço de Goiânia.
Gilvane, ainda presidente do Cidadania, defendia que a federação, que inclui o PSDB, apoiasse a petista na corrida eleitoral deste ano. Sem aval, ele renunciou ao cargo – apesar de seguir no partido. O próprio Felipe, que também já ocupou o cargo de secretário de Cultura de Goiás, confirmou a informação ao Mais Goiás.
“Me disseram que leva de duas a três semanas. Mas o processo já teve início”, revelou. “A posse vamos marcar assim que tivermos uma data mais concreta.”
Hoje, o Iphan está sob comando interino de Hellen Batista Carvalho. Em 29 de fevereiro, o ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson Guimarães (PT), pediu exoneração do cargo de superintendente regional do Instituto, deixando o cargo no dia 1º.
Pedro ficou no cargo por sete meses. No fim do ano passado, alguns servidores acusaram o então superintendente de assédio moral.
Em nota, a assessoria do professor afirmou que ele sofria uma “campanha de difamação por parte de alguns servidores que não têm aceitado as decisões de sua gestão”. À época, algumas entidades saíram em defesa de Pedro Wilson.