Goiânia: Saiba quem é a tenente-coronel Cláudia, a vice da chapa de Mabel
Entre outras atividades, ela atua como subcomandante do Comando de Gestão e Finanças da corporação
A tenente-coronel da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) Cláudia da Silva Lira, anunciada na manhã desta quinta-feira (5/8) como vice do pré-candidato da base governista Sandro Mabel (UB), entrega uma experiência de mais de 30 anos de serviços prestados à corporação. Filiada ao Avante, ela possui um currículo operacional dedicado à segurança pública e gestão.
A tenente-coronel Cláudia é a mais antiga entre as oficiais femininas da PMGO. Atualmente, ela ocupa os cargos de subcomandante do Comando de Gestão e Finanças da corporação, diretora Financeira da Fundação Tiradentes e docente Titular na Academia de PM. Ela está filiada ao Avante e é a indicação do bloco de partidos liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto.
Ao longo de sua carreira, Cláudia exerceu diversas funções de liderança e coordenação. Entre as suas principais contribuições, destacam-se a estruturação e reforma de importantes unidades da PMGO, como o Centro de Ensino em Período Integral Ayrton Senna e o Centro de Polícia Comunitária. Além disso, coordenou programas de alcance nacional e internacional, como o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e a Cooperação Técnica com a Polícia Nacional do Japão para a consolidação da filosofia de Polícia Comunitária.
Sua atuação foi crucial na captação de recursos que somaram cerca de R$ 6 milhões para a PMGO, destinados à aquisição de veículos, equipamentos e materiais para diversas ações de polícia comunitária. Entre 2002 e 2022, Cláudia coordenou 17 cursos nacionais de formação de instrutores PROERD e 4 cursos de formação de mentores PROERD, alcançando diretamente cerca de 1,5 milhão de crianças e adolescentes em Goiás.
Além de sua atuação na segurança pública, Cláudia também marca presença na assistência social da corporação, coordenando serviços itinerantes de atendimento médico, psicológico e odontológico para policiais militares, e na elaboração de projetos de captação de recursos para diversas iniciativas, como a estruturação do Centro de Longevidade e Qualidade de Vida do Policial Militar na Fundação Tiradentes.
Entre suas condecorações, destacam-se a Medalha do Mérito Intelectual, a Medalha de Tempo de Serviço (10 e 20 anos), a Medalha Tiradentes em diferentes graus e a Medalha Dom Pedro II Grau Grande Oficial. Ela também recebeu diversos títulos de cidadã honorária em municípios goianos, como Aparecida de Goiânia, Inhumas e Itumbiara.