Goiânia tem 167 candidatos a conselheiros tutelares; eleição ocorre em 1º de outubro
Município conta, ao todo, com 30 conselheiros titulares e outros 30 suplentes
Ocorre em todo o País e, claro, em Goiás as eleições dos conselhos tutelares. O pleito para eleger conselheiros nos 246 municípios goianos – assim como no restante do Brasil – será no próximo domingo (1º). Somente Goiânia, vale destacar, possui 167 candidatos.
Eles estão distribuídos por região. São 19 na Norte; 35 na Leste; 24 na região de Campinas; 34 na Noroeste; 32 na Oeste; e 23 na região Centro-Sul, 23. O município conta, ao todo, com 30 conselheiros titulares e outros 30 suplentes.
Desde o dia 11 deste mês, a Coordenadoria de Sistemas Eleitorais (CSEL) do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) prepara as urnas. Os conselheiros tutelares são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial. Eles têm como missão garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes.
As eleições dos membros do Conselho Tutelar são de responsabilidade do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), sob a fiscalização do Ministério Público. A votação ocorre, obrigatoriamente, das 8h às 17h, do dia marcado, seguindo orientação do Conanda. Todos os eleitores aptos a voto no cadastro da Justiça Eleitoral no dia 1º/10 poderão votar. O período de campanha para vai até o próximo sábado (30). Em relação ao empréstimo das urnas, isto ocorre desde 1997.
Urnas eletrônicas
Segundo o TRE-GO, serão 2.787 urnas eletrônicas em 628 locais de 213 cidades goianas. Haverá, ainda, outras 601 para contingência. Os outros 33 municípios terão urnas de lona, que também serão disponibilizadas pelo Tribunal.
Em relação as eletrônicas, são as mesmas das eleições gerais de 2022. Mas é preciso destacar que o sistema é modificado para o cargo e tipo de votação. Isto, porque alguns municípios facultam ao eleitor votar em até cinco candidatos ou candidatas.
O TRE revela, ainda, que as urnas serão levadas do Depósito Central de Goiânia para os cartórios eleitorais entre os dias 18 e 22 deste mês, logo após a carga e o lacre. De 25 a 29 de setembro os conselhos irão retirá-las para devolução até dois dias depois da eleição. Haverá suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a CSEL na véspera e na data do pleito.
Caberá ao Tribunal, ainda, conduzir a totalização dos votos em 17 municípios com mais de 50 mil habitantes. São eles: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Trindade, Senador Canedo, Formosa, Itumbiara, Catalão, Jataí, Caldas Novas, Planaltina, Goianésia e Novo Gama.