Goiás Pesquisas/ Mais Goiás: 34 pontos separam Leonardo Menezes da liderança de Renato de Castro, na espontânea em Goianésia
Números referem-se ao levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não aparecem ao eleitor
Levantamento feito pelo Instituto Goiás Pesquisas, sob encomenda do portal Mais Goiás, consolida a liderança do deputado estadual Renato de Castro (UB), na disputa à Prefeitura de Goianésia. Ele tenta retornar ao cargo que deixou nas eleições de 2020 após dois mandatos consecutivos e disputa o pleito contra seu primo, o atual chefe do executivo, Leonardo Menezes (PL). Os números foram divulgados neste sábado (5).
No levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são citados ao eleitor no momento da entrevista, Renato possui 55,72% da preferência do eleitor. Léozão atingiu 21,39% em uma diferença que chega a 34,33 pontos percentuais. Apesar do parentesco e do atual prefeito ser eleito com apoio do seu antecessor, inclusive utilizando seu nome na urna, ambos romperam ao longo do mandato.
Correndo por fora aparecem o advogado e produtor rural Henrique Vilela, do Novo que tem 3,37% das intenções de voto e o empresário Carlos Alberto Silva, do PT, que tem 0,25% da preferência do eleitor. Indecisos chegam a 15,67% enquanto brancos e nulos somam 3,23%.
Metodologia
O Instituto Goiás Pesquisas realizou 402 entrevistas com eleitores de Goianésia no dia 27 de setembro de 2024. A margem de erro máxima estimada é de 4,87 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), sob o protocolo GO-05855/2024.
As entrevistas foram conduzidas face a face em domicílios particulares permanentemente ocupados, conforme definido pelo IBGE, e em pontos de fluxo, utilizando amostragem aleatória simples sem reposição. A pesquisa abrangeu 19 bairros de Goianésia, sendo ponderada com base em variáveis de sexo, idade, nível econômico e grau de instrução, conforme os dados do TSE de agosto de 2024, que indicam que a população de Goianésia é composta por 52,49% de mulheres e 47,51% de homens.