ELEIÇÕES 2024

Goiás Pesquisas/ Mais Goiás: Diferença entre Leandro e Alcides cai para 14 pontos, em Aparecida

Diferença há uma semana da disputa nas urnas, diminui e acirra eleição em Aparecida

Estimulada mostra Alcides na frente, mas Leandro ganha força (Foto: Divulgação)

Na reta final da campanha eleitoral em Aparecida de Goiânia, a diferença entre o ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB) e o deputado federal Alcides Ribeiro (PL), que tem liderado todos os levantamentos de intenção de votos caiu para 14,57 pontos, de acordo com a terceira rodada do Instituto Goiás Pesquisas, feito sob encomenda pelo portal Mais Goiás e divulgado neste domingo (29).

Há sete dias dos eleitores irem às urnas, Alcides Ribeiro ainda lidera o levantamento estimulado, quando os nomes dos candidatos são citados ao eleitor no momento da entrevista, com 48,10% das intenções de voto e vê Leandro ganhar fôlego na disputa, já que está com 33,53% da preferência do eleitor.

O emedebista vem numa crescente e no levantamento anterior, publicado no dia 21 de setembro, já havia subido sete pontos. Em uma semana, Vilela subiu mais quatro pontos. A tendência, caso Leandro continue nessa ascensão é que haja segundo turno no município, que costuma liquidar a fatura eleitoral na primeira etapa do pleito.

O vereador Willian Panda, do PSB, que no levantamento anterior aparecia com 8,18 pontos percentuais viu sua pontuação cair e agora tem 4,19% das intenções de voto. Ele tem o apoio do PT na coligação. Indecisos chegam a 10,78%, enquanto aqueles que afirmam que vão votar branco ou nulo somam 3,39%.

Metodologia

O Instituto Goiás Pesquisas entrevistou 501 eleitores de Aparecida de Goiânia nos dias 25 e 26 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4,38 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo GO-00131/2024.

As entrevistas foram realizadas face a face em domicílios particulares permanentemente ocupados e em pontos de fluxo, seguindo a metodologia de amostragem probabilística estratificada. A amostra foi sorteada por amostragem aleatória simples sem reposição, abrangendo 70 bairros do município. A pesquisa foi ponderada considerando as variáveis de sexo, idade, nível econômico e grau de instrução com dados do TSE de agosto de 2024 e do último censo do IBGE, que indicam que a população é composta por 53,09% mulheres e 46,91% homens.