ELEIÇÕES 2024

Goiás Pesquisas/ Mais Goiás: em Aparecida, Alcides mantém liderança (52,30%) mas vê Leandro (29,14%) subir

A diferença entre a dupla é de 23,16% pontos percentuais há 15 dias das eleições

O deputado federal professor Alcides Ribeiro (PL), mantém com folga sua liderança na disputa pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, com 52,30% da preferência do eleitorado, mas vê o ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB), ganhar terreno e subir quase 7 pontos percentuais na disputa. O candidato apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (UB), agora aparece com 29,14%. Os números foram levantados pelo Instituto Goiás Pesquisas, sob encomenda do portal Mais Goiás e publicados neste sábado (21).

Os números referem-se ao levantamento estimulado quando o nome do candidato é citado ao eleitor no momento da realização da pesquisa e foram extraídos entre os dias 18 e 19 de setembro. Na primeira rodada da pesquisa, divulgada no dia 7 de setembro, Alcides aparecia com 52,10%. Os números atuais revelam, apesar da liderança, a sua estagnação na disputa. Já Vilela tinha 22,36% das intenções de voto.

O vereador Willian Panda (PSB), que tem o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na disputa, aparece em terceiro e também teve um salto fora da margem de erro. Na primeira rodada da Goiás Pesquisas, o socialista aparecia com 2,59% da preferência do eleitorado e agora tem 8,18%, em um acréscimo de 4,2% pontos percentuais.

Os números também revelam que o número de indecisos diminuiu, caindo de 15,77% para 7,98%. 2,40% dos eleitores afirmam que vão anular ou votar branco. Os números da nova pesquisa mostram, que mesmo com a estagnação de Alcides e a ascensão de Leandro e Panda, se a eleição fosse hoje, não haveria necessidade de realização de um segundo turno.

Metodologia

O Instituto Goiás Pesquisas entrevistou 501 eleitores de Aparecida de Goiânia nos dias 18 e 19 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4,38 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

As entrevistas foram realizadas face a face em domicílios particulares permanentemente ocupados e em pontos de fluxo, abrangendo 70 bairros no município, seguindo a metodologia de amostragem probabilística estratificada. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo GO-03770/2024