Goiás Pesquisas/ Mais Goiás: Leandro Vilela mantém liderança com 53,29% contra 38,12% de Alcides
Tratam-se dos números do levantamento estimulado, quando o nome do candidato aparece ao eleitor no momento da entrevista
O ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB), manteve a liderança na disputa pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia e oscilou para cima, dentro da margem de erro, no novo levantamento feito pela Goiás Pesquisas, sob encomenda do portal Mais Goiás, enquanto o deputado federal Alcides Ribeiro (PL), oscilou para baixo, também na margem. Os números foram publicados nesta sexta-feira (25).
Trata-se do segundo levantamento divulgado no segundo turno, a dois dias dos eleitores irem às urnas. Na nova rodada, Vilela teria 53,29% dos votos contra 38,12% de Alcides, em uma diferença que chega a 15,17 pontos percentuais. Na última pesquisa, divulgada no dia 15 de outubro, Leandro tinha 50,30% enquanto Ribeiro tinha 40,92%.
Tratam-se dos números do levantamento estimulado, quando o nome do candidato aparece ao eleitor no momento da entrevista. Neste cenário, o instituto identificou 4,19% de brancos e nulos, além de 4,39% de eleitores indecisos.
Vale lembrar que Alcides liderou todas as rodadas da Goiás Pesquisas publicadas no primeiro turno, mas no último levantamento, publicado uma semana antes da eleição Leandro já apontava crescimento diminuindo a diferença que no começo da série era de 30 pontos percentuais para 15. O resultado do primeiro turno confirmou a reversão no quadro em favor de Vilela que tem o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB) e do ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB).
Metodologia
O Instituto Goiás Pesquisas entrevistou 501 eleitores de Aparecida de Goiânia nos dias 23 e 24 de outubro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4,38 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
As entrevistas foram realizadas de forma presencial, em domicílios particulares permanentemente ocupados e em pontos de fluxo, abrangendo diversas regiões da cidade. A amostra foi probabilística e estratificada, considerando variáveis como sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do último censo do IBGE de setembro de 2024. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-03136/2024.