ELEIÇÕES 2024

Goiás Pesquisas/Mais Goiás: Levantamento estimulado mostra Humberto Machado à frente (45,02%) contra 34,83% de Geneilton Assis, em Jataí

Os números referem-se ao levantamento estimulado, ou seja, quando o nome dos concorrentes ao cargo aparecem ao entrevistado

O atual prefeito de Jataí, Humberto Machado (MDB), lidera a corrida de intenção de voto nas eleições deste ano e se as eleições fossem realizadas hoje, seria reeleito chefe do executivo municipal, com 45,02% das intenções de voto contra 34,83% do atual vice-prefeito Geneilton Assis (PL). Os números foram compilados pelo Instituto Goiás Pesquisas, a pedido do portal Mais Goiás e publicados nesta quarta-feira (4).

Os números referem-se ao levantamento estimulado, ou seja, quando o nome dos concorrentes ao cargo aparecem ao entrevistado no momento em que a pesquisa é realizada. Na terceira posição, aparece a candidata do PT, Soraia Rodrigues com 6,72% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 5,72% e indecisos são 7,71%.

Machado caminha para seu sexto mandato à frente do município. Antes, ele já havia sido eleito em 1996 e reeleito em 2000. Retornou ao comando da prefeitura, em 2018, renovando o mandato em 2012. Após um hiato fora da gestão, retornou em 2020 e busca agora confirmar o sexto mandato. 

Geneilton Assis que foi eleito vice-prefeito junto com Machado em 2020, agora busca chegar ao comando do partido. Para isso, ele conta com apoio da cúpula do seu partido, liderada pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL) e pelo senador Wilder Morais (PL). O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), inclusive, esteve presente no ato que lançou sua pré-candidatura.

Metodologia
O Instituto Goiás Pesquisas ouviu 402 eleitores de Jataí entre os dias 28 e 29 de agosto de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4,87 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Foram realizadas entrevistas face a face, tanto em domicílios particulares quanto em pontos de fluxo, abrangendo 19 bairros de Jataí, conforme o plano amostral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO–06969/2024.