ELEIÇÕES 2024

Goiás Pesquisas/ Mais Goiás: Mabel abre 9 pontos em relação a Fred e Adriana, empatados tecnicamente

Com empate entre petista e bolsonarista, dúvida agora é sobre quem irá com Mabel para o segundo turno

A última rodada do Instituto Goiás Pesquisas, feito sob encomenda pelo portal Mais Goiás, mostra crescimento do ex-deputado federal Sandro Mabel (UB), em relação ao ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) e a deputada federal Adriana Accorsi (PT), que dividem a segunda posição, em empate técnico, levando em consideração a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Os números foram divulgados neste sábado (5).

Apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (UB), Sandro se distanciou na liderança da disputa e agora aparece com 29,28% das intenções de voto. Na segunda posição, Fred Rodrigues, que tem apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está com 20,30% contra 18,30% de Adriana Accorsi, que vai para a sua terceira tentativa de chegar ao Paço Municipal consecutiva. 

No levantamento anterior, ambos apareciam em empate técnico triplo com Mabel liderando numericamente e atingindo 21,13%, Fred com 19,47% e Adriana com 18,47%. Em comparação com a pesquisa publicada no dia 27 de setembro, Mabel oscilou 8,67 pontos para cima. Fred, dentro da margem de erro, ganhou um ponto enquanto a petista se manteve com os mesmos 18%. Os números referem-se ao levantamento estimulado, quando os nomes dos candidatos aparecem ao eleitor no momento da entrevista.

No pelotão debaixo da corrida eleitoral aparece o jornalista Matheus Ribeiro (PSDB), em quarto, que no levantamento anterior já empatava tecnicamente com o senador Vanderlan Cardoso (PSD), que começou a disputa como um dos favoritos para chegar ao segundo turno. Na nova pesquisa, o tucano tem 8,49% contra 8,15% do ex-prefeito de Senador Canedo.

O prefeito Rogério Cruz, do Solidariedade, aparece na penúltima posição com 3,16% e o professor Pantaleão, da Unidade Popular, complementa a disputa com 0,50% da preferência do eleitorado. No cenário estimulado, 6,99% dos eleitores aparecem indecisos, um dia antes de irem às urnas, enquanto aqueles que afirmam votar branco e nulo somam 4,83%.

Metodologia

O Instituto Goiás Pesquisas ouviu 601 eleitores de Goiânia entre os dias 3 e 4 de outubro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Foram realizadas entrevistas face a face, tanto em domicílios particulares quanto em pontos de fluxo, abrangendo as sete principais regiões de Goiânia, conforme o plano amostral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-04357/2024.