Goiás Pesquisas/Mais Goiás: Mabel mantém 10 pontos de frente sobre Fred Rodrigues
Os índices referem-se ao levantamento estimulado, quando o nome do candidato aparece ao eleitor no momento da entrevista
A um dia do eleitor goianiense ir às urnas escolher o próximo prefeito, o presidente licenciado da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel (UB), fecha a rodada de levantamentos realizados pelo instituto Goiás Pesquisas à frente do ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL), mantendo a liderança da disputa em uma diferença de 10,65 pontos percentuais. A pesquisa foi feita sob encomenda a pedido do portal Mais Goiás e os números divulgados neste sábado (26).
Os números mostram que Mabel oscilou para baixo, dentro da margem de erro. Agora, ele aparece com 49,75% das intenções de voto, enquanto no levantamento anterior, publicado no dia 19 de outubro, ele liderava com 51,41%. Já Fred Rodrigues que aparecia com 39,43% manteve os mesmos índices e agora tem 39,10%.
Os índices referem-se ao levantamento estimulado, quando o nome do candidato aparece ao eleitor no momento da entrevista. Neste cenário, 4,49% dos eleitores ainda não sabem em quem votar, enquanto 6,66% afirmam que pretendem anular ou votar branco. O contexto indica pouca mudança no cenário eleitoral 24 horas antes do pleito.
O Instituto Goiás Pesquisas saiu às ruas entre os dias 23 e 25 de outubro, período em que captou a repercussão, por exemplo, da controvérsia em torno da formação acadêmica de Fred Rodrigues (PL), que afirmou em um debate de televisão ter ensino superior completo. No entanto, a universidade que o político estudou, negou dias depois a emissão do documento.
Metodologia
O Instituto Goiás Pesquisas entrevistou 601 eleitores de Goiânia nos dias 23 a 25 de outubro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
As entrevistas foram realizadas de forma presencial, em domicílios particulares permanentemente ocupados e em pontos de fluxo, abrangendo diversas regiões da cidade. A amostra foi probabilística e estratificada conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de setembro de 2024. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-01883/2024.