Goiás Pesquisas/ Mais Goiás: Mesmo com candidato único, 65% dos eleitores de Hidrolândia afirmam ter grande interesse nas eleições
José Délio, caminha livre para a reeleição, sem adversários no pleito
Mesmo com candidatura única à Prefeitura de Hidrolândia, os eleitores do município estão bastante interessados na campanha e possuem grande interesse nas eleições deste ano. É o que aponta nova rodada do Instituto Goiás Pesquisas, feita sob encomenda pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Hidrolândia (ACISH) e divulgada no portal Mais Goiás, nesta quarta-feira (18). Apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (UB), José Délio Jr (UB), caminha livre para a reeleição, sem adversários no pleito.
O estudo, que entrevistou 420 eleitores de diferentes bairros e distritos da cidade, mostra que mesmo em um cenário de candidatura única, a atenção da população nas eleições continua expressiva. Cerca de 65% dos eleitores afirmaram ter grande interesse no pleito, enquanto 21,19% têm interesse médio. Apenas 9,05% demonstraram desinteresse e 3,33 demonstram “pequeno interesse”, além de uma pequena parcela de 1,43% que não soube responder.
Outro ponto de destaque é a percepção sobre a campanha eleitoral. Apesar da falta de disputa, 62,62% dos entrevistados consideram importante que haja campanha e que propostas sejam apresentadas à população. Para 21,90%, a campanha é moderadamente importante, e somente 5,48% consideram-na desnecessária. Isso demonstra que, mesmo com o cenário consolidado, a população espera um diálogo transparente e propostas claras para o próximo mandato.
Metodologia
O Instituto Goiás Pesquisas ouviu 420 eleitores de Hidrolândia entre os dias 13 e 14 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4,74 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
Foram realizadas entrevistas face a face, tanto em domicílios particulares permanentemente ocupados quanto em pontos de fluxo, abrangendo 21 bairros e dois distritos da cidade. O plano amostral foi probabilístico, estratificado por regiões da cidade e com ponderação conforme as variáveis sexo, idade, grau de instrução e nível econômico. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-07462/2024.