ELEIÇÕES 2024

Goiás Pesquisas/ Mais Goiás: Na espontânea, Mabel aparece com 21,13%, Vanderlan com 11,81% e Adriana, 11,31%

Trata-se da segunda pesquisa divulgada pelo Mais Goiás desde o registro de candidaturas

Mabel mabém boa margem de vantagem para Adriana e Vanderlan, na pesquisa espontânea (Foto: Divulgação)

Apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (UB), o empresário e ex-deputado federal Sandro Mabel (UB), também aparece na liderança com boa margem de vantagem para os adversários, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e a deputada federal Adriana Accorsi (PT) no cenário espontâneo compilado pelo instituto Goiás Pesquisas, sob encomenda do Mais Goiás e publicado nesta terça-feira (17). 

O empresário tem 21,13% das intenções de voto ante a 11,81% do senador Vanderlan Cardoso e 11,31% da petista Adriana Accorsi. Trata-se da segunda pesquisa divulgada pelo Mais Goiás desde o registro de candidaturas. O cenário espontâneo é aquele em que os nomes dos candidatos não aparecem aos eleitores que respondem livremente ao entrevistador.

No levantamento divulgado no dia 3 de setembro, Adriana tinha 11,48% e Vanderlan aparecia em terceiro, com 10,34%. Ambos oscilaram dentro da margem de erro de 4 pontos percentuais, com o senador ultrapassando a petista.

Na quarta colocação, está o ex-deputado estadual Fred Rodrigues, do PL. O candidato que tem apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 8,99% dos votos à frente do jornalista Matheus Ribeiro (PSDB), com 5,16% que aparece empatado com o atual prefeito Rogério Cruz (SD), 3,33%. Encerra a lista o professor Pantaleão, da Unidade Popular, com 0,17% das intenções de voto.

A pesquisa também mostra que o número de indecisos permanece alto, apesar de ter oscilado para baixo. No dia 3 de setembro, 40,27% dos eleitores não souberam dizer em quem votariam nas eleições. Agora, o número caiu para 34,61%. Já brancos e nulos somam 3,49%. O levantamento tem captado movimentos como o início do programa eleitoral de rádio e tv nas campanhas.

Metodologia
O Instituto Goiás Pesquisas ouviu 601 eleitores de Goiânia entre os dias 13 e 14 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Foram realizadas entrevistas face a face, tanto em domicílios particulares quanto em pontos de fluxo, abrangendo todas as regiões de Goiânia, conforme o plano amostral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-09878/2024​.