ELEIÇÕES 2024

Goiás Pesquisas/ Mais Goiás: Sem nenhum adversário, José Délio caminha para ser reeleito com 92,86% dos votos em Hidrolândia

Cidade é uma dos 20 municípios goianos, que o pleito terá apenas um candidato a Prefeitura

O atual prefeito de Hidrolândia, José Délio Júnior (UB), caminha com folga para a sua reeleição no município. Se as eleições fossem realizadas hoje, ele teria 92,86% dos votos, segundo uma pesquisa realizada pela Goiás Pesquisas em parceria com o portal Mais Goiás e encomendada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Hidrolândia (ACISH). A cidade é um dos 21 municípios goianos que terão candidato único no pleito deste ano.

A pesquisa, realizada entre os dias 13 e 14 de setembro de 2024, ouviu 420 eleitores de Hidrolândia e mostrou um cenário claro de apoio ao atual gestor. Apenas 2,38% dos entrevistados afirmaram que “jamais votariam” em José Délio, enquanto 1,90% disseram que “não sabem” em quem votariam, caso as eleições fossem hoje. O índice de aprovação do prefeito também é alto: 96,43% dos eleitores afirmam aprovar a sua gestão.

Mesmo com a ausência de disputa direta com uma oposição no pleito, 62,62% dos eleitores consideram importante a realização de campanha eleitoral, destacando a necessidade de apresentação de propostas à população. Esse dado indica que, mesmo em um cenário de candidatura única, a população valoriza o diálogo entre o candidato e os eleitores. Apenas 1,19% consideram que a campanha não é importante.

Metodologia
O Instituto Goiás Pesquisas ouviu 420 eleitores de Hidrolândia entre os dias 13 e 14 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4,74 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Foram realizadas entrevistas face a face, tanto em domicílios particulares permanentemente ocupados quanto em pontos de fluxo, abrangendo 21 bairros e dois distritos da cidade. O plano amostral foi probabilístico, estratificado por regiões da cidade e com ponderação conforme as variáveis sexo, idade, grau de instrução e nível econômico. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-07462/2024