PANDEMIA

Goiás recebe nova remessa de vacina contra Covid-19 com 196 mil doses

Secretário da Saúde alertou sobre possibilidade de uma terceira onda da doença no país

Doses de vacina contra a Covid-19 chega a Goiás (Foto: André Saddi / Governo de Goiás Divulgação)

Goiás recebeu na madrugada desta segunda-feira (18) 196.100 doses de vacinas contra a Covid-19. A remessa é composta exclusivamente pela vacina AstraZeneca e será utilizada para primeira e segunda aplicações. Novo carregamento, com 20 mil doses da Pfizer, está previsto para chegar já na madrugada desta quarta-feira (19).

Dos imunizantes que já estão em Goiânia, 116.500 serão reservados para aplicação da segunda dose. Já as 79.600 doses restantes serão utilizadas para primeira imunização e avanço da campanha nos municípios goianos com vacinação do grupo das comorbidades, pessoas com síndrome de Down, além daquelas que se enquadram nas deficiências cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Com esse novo carregamento, Goiás atinge a marca de 2.631.220 de doses já recebidas desde o início da campanha, em janeiro deste ano. Após conferência da quantidade de imunizantes, o Estado inicia a distribuição das vacinas destinadas à primeira dose para todas as 18 Regionais de Saúde. Na sequência, os imunobiológicos serão repassados aos 246 municípios para que as prefeituras continuem com a aplicação em seus territórios.

De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, foram aplicadas 1.159.981 em todo o Estado para a primeira dose. Em relação à segunda, foram vacinadas 576.890 pessoas.

Alerta

Durante entrevista coletiva, o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, alertou sobre o aumento no número de óbitos. “Já percebemos no país cinco Estados que estão subindo o número de internações, de casos. Isso nos deixa preocupados, sem alarde, mas também não ignorando esse movimento, que pode tanto desencadear um repique de segunda como também numa terceira onda”, apontou.