Goiás Turismo pode ser extinta
A Agência de Turismo de Goiás, a Goiás Turismo, pode ser extinta no Governo de…
A Agência de Turismo de Goiás, a Goiás Turismo, pode ser extinta no Governo de Ronaldo Caiado (DEM). A informação divulgada nesta sexta-feira (21) é da colunista Fabiana Pulcineli. A assessoria de imprensa do governador eleito, entretanto, não confirma.
Até o momento, foram confirmados nove nomes para ocupar as secretarias do próximo governo. A Goiás Turismo é uma autarquia, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED).
O órgão é voltado ao fortalecimento e crescimento do turismo em Goiás. O diretor de Desenvolvimento, Pesquisa Turística e Eventos, João Lino, afirma que a autarquia está entre as menores do Governo, com o menor número de funcionários e os menores dos orçamentos.
Ele ressalta que, mesmo assim, o retorno das atividades de turismo são praticamente instantâneos mas que ainda é necessário muito investimento público. Segundo ele, entre 2013 e 2017 o órgão foi responsável por 33.70% da arrecadação dos tributos estaduais.
“Somos um gigante adormecido no turismo. Ainda somos novidade no Brasil e não exploramos e a capacidade receptiva para o mercado internacional é limitada”, afirma João Lino.
A deputada federal Magda Mofatto (PR) publicou nas redes sociais um posicionamento contra a extinção do órgão. “Entendo que a Goiás Turismo tem um papel fundamental na organização turística de Goiás e já apresentou excelentes índices, inclusive a nível nacional”, disse a parlamentar.
João disse que vê com preocupação a possibilidade do fim do órgão mas que ainda acredita na sensibilidade de Caiado para o assunto. “Principalmente pelos próprios discursos que ele tem feito sobre a valorização das vocações regionais”, finaliza.
De acordo com a assessoria de imprensa, o governador eleito deve anunciar os nomes dos demais secretários ainda na tarde desta sexta-feira (21).