Governo acompanha com apreensão julgamento da Taxa do Agro
Voto de ministro contra a cobrança liga sinal de alerta
O governo estadual acompanha com preocupação e apreensão o julgamento da polêmica Taxa do Agro pelo plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF). Até agora, quatro ministros votaram e o placar está empatado em 2 a 2. Falta a manifestação de seis magistrado. A data final para apresentação dos votos é o dia 24.
O voto contrário à cobrança do ministro André Mendonça ligou o sinal de alerta no governo, que esperava posicionamento pela derrubada da liminar de Dias Tofolli suspendendo a validade da taxa.
Além do próprio governador Ronaldo Caiado, o secretário de Infraestrutura, Pedro Sales, trabalha nos bastidores para o convencimento de que não há inconstitucionalidade. Pedro trabalhou no STF como assessor do ministro Luiz Roberto Barroso.
Se a taxa cair, a perda de arrecadação quatro anos será da ordem de R$ 6,6 bilhões, segundo cálculos do governo, o que comprometeria o plano de investimentos da atual gestão. Daí, a preocupação e apreensão dos governistas. O sucesso do governo Caiado 2 está em jogo.
Tudo indica que teremos emoção até o fim do julgamento.