Governo anuncia criação da “Secretaria da Retomada”
O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou a criação da Secretaria da Retomada nesta quarta-feira (24).…
O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou a criação da Secretaria da Retomada nesta quarta-feira (24). A nova pasta terá a função de promover uma política social que contemple pessoas afetadas pelas medidas restritivas adotadas para conter a propagação do novo coronavírus e que sofreram perda de renda.
“Ela tem um objetivo único, de tratar o que vai acontecer agora, de imediato, com a população goiana, diagnosticando e prevendo como teremos que tratar milhares e milhões de pessoas que, no fim de outubro, deverão estar sem seguro-desemprego e precisarão de uma política social muito forte para que o braço do Estado não lhes falte”, disse.
O anúncio foi feito durante solenidade do Plano Safra Estadual, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. A intenção da administração estadual é centralizar as ações do governo e estabelecer estratégias para minimizar os impactos da pandemia. Um projeto de Lei (PL) para criar a nova pasta do governo será encaminhada a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Caiado destacou a intenção de diagnosticar e resolver os principais problemas causados pela Covid-19 em Goiás. Ele citou a assistência às famílias em situação de vulnerabilidade, a atuação no combate ao desemprego, e o atendimento a estudantes que devem migrar da rede privada de ensino para a pública.
A Secretaria da Retomada deve reunir servidores estaduais ligados a outras pastas impactadas pela pandemia, as áreas de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), de Desenvolvimento Social (Seds), e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).